Notícias

Ação SocialData da notícia: 28 Março 2017

Abril_Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

CPCJ de Ansião associa-se a campanha nacional

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ansião, volta a associar-se durante o mês de Abril à campanha lançada pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) e pela acção em saúde para crianças e Jovens em risco da ARSC, IP, através do Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACJR) do Centro de Saúde de Ansião, para a prevenção dos maus tratos na infância. Das atividades previstas consta a elaboração e distribuição do Calendário dos Afectos, cartazes e de marcadores de livros e afixação de um Laço Azul em instituições da comunidade, assim como a realização de um Laço Azul Humano com alunos/as do Agrupamento de Escolas de Ansião.

Os maus tratos na infância estão relacionados com um conjunto de formas que vão para além do abuso físico ou sexual, pois o que se constacta na maioria das situações sinalizadas é a existência de negligência e a exposição a situações de violência domésticas. Para além destas formas há ainda a considerar o abandono, a rejeição, a síndrome de Munchausen por procuração, a prática de mendicidade, a exploração pelo trabalho e a prostituição infantil.

Os maus tratos psicológicos e físicos podem ter consequências graves na saúde e desenvolvimento da criança, podendo levar à morte, particularmente no primeiro ano de vida. As consequências mais comuns são lesões cerebrais de que resultam défices neurológicos, atraso no crescimento, atraso de desenvolvimento, problemas cognitivos, dificuldades de linguagem, dificuldades de relacionamento social com crianças e adultos, insucesso escolar, perturbações da personalidade, comportamentos sociais de risco, baixa autoestima e da expetativa pessoal e profissional e aumento da delinquência e da criminalidade.

Deste modo, para além do mês de Abril, consideramos que a prevenção dos maus tratos deve ser preconizada todos os meses do ano e por todos nós, de modo a que, as crianças não tenham uma convivência diária com um meio familiar violento e deste modo não se perpetue o modelo de maus tratos às gerações futuras.

Nota: A campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro despertar a atenção das pessoas. Perante a curiosidade de muitos, Bonnie Finney contou que sua neta foi vítima de violência. “E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos”. Um pouco por todo o mundo, designou-se o mês de Abril, como o mês dedicado à Prevenção dos Maus-Tratos Infligidos a Crianças e Jovens.