EducaçãoData da notícia: 10 Maio 2017

Feira do Empreendedorismo do Concelho de Ansião

Segunda edição aconteceu de 17 a 19 de Maio

A segunda Feira do Empreendedorismo do Concelho de Ansião aconteceu entre 17 e 19 de Maio. No dia 17 aconteceu, no Centro Cultural de Ansião, o  Fórum Erasmus +, sobre as oportunidades de formação e enriquecimento profissional proporcionadas por este programa de União Europeia e, também, o balanço actual do envolvimento das entidades do Concelho. No dia 18 a acção transferiu-se para o Centro de Negócios de Ansião onde, às 9h30, abriu a Feira de Empreendedorismo, com a visita aos expositores e uma palestra motivacional com o actor Paulo Azevedo intitulada “Difícil não Significa Impossível” e destinada a desempregados. Uma conversa muito assertiva e directa, que não deixou indiferente nenhum dos presentes. O mesmo protagonista desenvolveu à tarde uma outra palestra, desta feita destinada a alunos do 12º ano. Ainda no dia 18 mas à noite aconteceu um workshop destinado a empresários e activos empregados, sobre o Sistema de Incentivos SI2E e dinamizado pelo Ansião Invest - Gabinete de Apoio ao Investidor da Associação Empresarial de Ansião. Moderado por Hugo Bairrada, presidente da Direção da AEDA, teve como oradores Rui Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Ansião e David Leandro, em representação da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó. Na Sexta-feira 19 de Maio o programa iniciou-se com a apresentação da oferta formativa para os alunos do 9º ano, dinamizada pela ETP Sicó e pelo Agrupamento de Escolas de Ansião, sob moderação de Jorge Cancelinha, Vereador da Câmara Municipal de Ansião e com as professoras Liliana Ferreira (A.E. Ansião) e Ana Catarina Marques (ETP Sicó). Mais tarde, no mesmo local, decorreu uma mesa redonda sobre “Empreendedorismo ao Longo da Vida”, moderada por Ana Cristina Sá, coordenadora do CLDS 3G de Ansião e que apresentou as ofertas do CLDS 3G para a população sénior no ano de 2017. Participaram também alunos do 1º ano do curso de Turismo da ETP Sicó e o empresário Alfredo Moreira, com a sua abordagem ao empreendedorismo, baseada na sua experiência pessoal e empresarial.  Na parte final da Feira aconteceu uma demonstração culinária a partir de produtos endógenos, promovida pela ETP Sicó, com a degustação a ser acompanhada musicalmente.

Esta Feira foi promovida pelo Município de Ansião em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Ansião, a AEDA, o CLDS 3G de Ansião e a ETP Sicó. Entre os expositores estiveram forças de segurança e protecção civil, entidades de ensino superior e profissional, instituições particulares de solidariedade social e entidades bancárias, a quem agradecemos o envolvimento e participação.