Notícias

Saúde e Proteção CivilData da notícia: 19 Junho 2017

Sobre o grande incêndio dos últimos dias

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Ansião, Dr. Rui Rocha

Caros amigos:

A nossa região viveu, nas últimas 48 horas, uma tragédia humana de que não temos memória e que, em abono da verdade, ainda não terminou. Os meus pensamentos estão, antes de mais, com as famílias de quantos perderam a vida, confrontados com o poder destruidor do fogo. Um abraço sentido aos meus colegas autarcas de Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos, municípios mais fustigados por este incêndio, mas também para os meus colegas de toda a Região, cujas populações também sofreram e estão ainda a sofrer com esta catástrofe.

Mas não posso deixar de dirigir uma palavra também às gentes do meu concelho: a nossa terra foi durante muitas horas o primeiro local seguro que encontraram dezenas de pessoas expulsas de suas casas pelo terror do fogo. Em Avelar, e permitam-me que destaque o papel central assumido desde a primeira hora pelo Atlético Clube Avelarense, assistiu-se a uma mobilização de voluntários anónimos que foram, durante muitas horas, exemplo de altruísmo e organização para todo o País, de olhos postos nesta tragédia. Mas não foi só Avelar: de todas as freguesias chegaram mostras de solidariedade e generosidade, consubstanciadas em toneladas de bens alimentares e muitos braços de trabalho, disponibilizados por colectividades e pessoas anónimas. Sempre tive muito orgulho em ser Presidente de Câmara neste concelho mas, admito, por estes dias sinto-o ainda mais! Não tenho palavras para agradecer tanta generosidade, tanto apoio desinteressado e tanta capacidade de entreajuda. Graças a vós e a muitos contributos chegados também de todo o País, proporcionámos mais conforto aos deslocados e melhor apoio aos nossos Bombeiros.

O meu agradecimento a todos quantos, a partir do Posto de Comando instalado desde as primeiras horas de hoje em Avelar, contribuíram para minorar os danos, com a sua competência técnica e sentido de missão. Decisores políticos, técnicos das mais diversas áreas, comunicação social: um bem-haja a todos pelo trabalho realizado.

 E é aos bombeiros que me dirijo por último: a todos, de todos os pontos do País, agradeço o empenho, coragem, espírito de sacrifício e capacidade técnica que colocaram ao serviço da Região e também do meu Concelho. Os valores que vos guiam são uma reserva moral para todos nós e sim, são heróis muitas vezes injustiçados a quem presto a minha sentida e grata homenagem. Contra uma força desigual e muito maior, a vossa capacidade de luta inspira-nos e serve de exemplo. Muito obrigado!

No momento em que escrevo estas linhas, não está ainda debelada esta tragédia e mesmo depois da extinção total haverá muito a fazer, muita ajuda a prestar, muito a reconstruir. E que os bons exemplos das últimas 48 horas possam inspirar-nos, a todos, nesse esforço.

Muito obrigado,

 

Rui Alexandre Novo e Rocha

Presidente da Câmara Municipal de Ansião