EducaçãoData da notícia: 3 Agosto 2017

Protocolo entre o Município e a Universidade Aberta

Centro Local de Aprendizagem: Qualificação e Mudança

Foi assinado ao final da manhã desta Quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Ansião, o protocolo entre o Município e a Universidade Aberta tendente à instalação, no Centro de Negócios de Ansião, de um Centro Local de Aprendizagem daquela Universidade. Presentes estiveram o Dr. Rui Rocha, presidente do Município de Ansião, e o Professor Doutor Paulo Maria Bastos da Silva Dias, Reitor da Universidade Aberta.

O protocolo ora firmado é, nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Ansião, um dos momentos altos do seu mandato autárquico, pela elevação que representa da qualidade dos serviços presentes no Concelho. Nesse sentido, a instalação no Centro de Negócios de Ansião conjuga dois eixos estratégicos do Executivo: a Educação e o Desenvolvimento Económico. Num tempo em que a renovação do conhecimento é fundamental para a competitividade das empresas, este protocolo vem permitir que, no futuro, agentes da economia local e regional elevem a sua qualificação.

Por seu lado, o Reitor da Universidade Aberta referiu o seu prazer por representar mais um momento de aproximação entre a Universidade e a Sociedade e também por, nas suas palavras, permitir aliar Educação e Desenvolvimento. Educação que o Reitor definiu como um motor para a sustentabilidade do Desenvolvimento, permitindo entender o presente e preparar o futuro. Universidade pública criada em 1998 e vocacionada para o ensino não presencial, a Universidade Aberta proporciona uma maior flexibilidade no ensino, uma melhor inclusão na Sociedade do Conhecimento e, por essa via, uma mais forte possibilidade de actuação e mudança na Sociedade.