CulturaData da notícia: 8 Agosto 2017

XXV Aniversário da Biblioteca Municipal de Ansião

Sala Políbio Gomes dos Santos

Durante as Festas do Concelho de Ansião 2017, mais concretamente a 12 de Agosto, a Biblioteca Municipal de Ansião comemorou o seu 25º aniversário e inaugurou a Sala Políbio Gomes dos Santos, na presença do presidente da câmara, Dr. Rui Rocha.

Políbio Gomes dos Santos é o nome maior da poesia em Ansião, onde nasceu a 8 de Agosto de 1911. Ingressou no Instituto Profissional dos Pupilos do Exército de Terra e Mar, que abandonou por motivos de saúde. Em Coimbra, conclui os estudos liceais no Liceu Dr. Júlio Henriques e frequentou os cursos universitários de Letras e de Direito da Universidade de Coimbra. Ligado a Coimbra, integrou o grupo de poetas que formaria o Novo Cancioneiro e a primeira geração neo-realista, tendo colaborado em publicações como Cadernos da Juventude, O Diabo e Sol Nascente. Em 1938 publicou As Três Pessoas, um ano antes de morrer. Postumamente, em 1944, foi publicado o livro Voz que Escuta.

A sala visa homenagear o poeta, mas também divulgar e disponibilizar a sua obra junto da comunidade. Do espólio presente farão parte manuscritos do poeta, fotografias, livros e alguns artigos pessoais. Políbio Gomes dos Santos está há muito perpetuado na toponímia local e dá nome, desde 1998, a um prémio de poesia promovido pelo Município de Ansião. O centenário do seu nascimento foi assinalado em 2011 com um conjunto de iniciativas em torno da sua obra e, com a inauguração da Sala Políbio Gomes dos Santos, estar-se-á mais perto de fazer jus ao seu legado e à sua importância no contexto da poesia em Língua Portuguesa.

Inaugurada a 5 de Agosto de 1992, a Biblioteca Municipal de Ansião proporciona o empréstimo domiciliário de livros e suportes audiovisuais, um espaço internet, rede wireless gratuita, espaço para consulta e leitura de revistas e jornais, serviço de fotocópias, impressões e digitalizações, dinamização sócio-cultural de todas as faixas etárias e organização ou coorganização de eventos culturais, sendo aos 25 anos de existência uma referência na promoção da cultura no concelho de Ansião.

Clique nesta frase para ver um álbum de fotos destes momentos.