Câmara MunicipalData da notícia: 27 Janeiro 2018

Faleceu o Dr. Fernando Travassos (1922-2018)

Médico, foi uma figura de referência para Ansião, acarinhada por todos os ansianenses, tendo sido condecorado pelo Município de Ansião com a Medalha de Honra, Grau Ouro, a 23 de abril de 1999. Foi também homenageado na toponímia local.

Nasceu a 1 de fevereiro de 1922 em Nogueira, concelho de Arganil. Em 1948, formou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra. Chegou a Ansião em 1950 como médico do Hospital da Misericórdia de Ansião, cedo conquistando as gentes da região pelas suas qualidades humanas e pela excelência do seu profissionalismo. Demonstrando sempre um grande interesse e envolvimento pela terra, foi sócio fundador do Clube de Caçadores de Ansião; fundador da Comissão de Festas do Concelho na organização do Cortejo do Povo, em 1962; Diretor Adjunto do jornal Serras de Ansião, de 1965 a 1973; membro do Grupo de Iniciativa e Melhoramentos do Concelho de Ansião e da Comissão de Melhoramentos “Os Amigos de Ansião”; Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ansião; Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília; Diretor do Centro de Saúde de Ansião de 1974 a 1992; Sócio Honorário da Sociedade Filarmónica, eleito em 1977; homenageado pelos profissionais de saúde, com o descerramento de uma lápide no Centro de Saúde de Ansião, a 24 de janeiro de 1992, ano em que completou 70 anos de idade e foi aposentado. Faleceu a 27 de janeiro de 2018 com 95 anos.

Em sua memória, o Município de Ansião decretou, no dia da sua morte, três dias de luto municipal - 29, 30 e 31 de janeiro.