Notícias

CulturaData da notícia: 28 Janeiro 2018

Centenária Feira Dos Pinhões 2018

Dias 27 e 28 de Janeiro, Ansião celebrou a Feira dos Pinhões, com uma moldura humana digna desta tradição centenária.

Não há festa sem pessoas nem tradição que sobreviva sem se perpetuar no tempo. 

A Centenária Feira dos Pinhões, com os seus 321 anos de idade, viu a população de Ansião e dos concelhos vizinhos, prestar uma homenagem aos seus já 3 séculos de existência, num fim-de-semana onde a música, os produtos endógenos e o artesanato, coloriram e deram sabor às ruas de Ansião. 

Com mais de 60 expositores oriundos das Terras de Sicó e, para ajudar à festa, um sol radiante que fizera esquecer os dias invernosos, celebrou-se a tradição com um programa de requinte. Rasgando a manhã, fizeram-se ouvir os bombos de Portunhos, pelas mãos do Grupo Só Pedra em arruada pela vila, de estandarte escarlate, enquanto, em sentido contrário, rufavam os tambores dos Gaiteiros Ca'Gaita, da vila de Avelar com o ronco da gaita, bamboleando as baquetas, lá foram da praça ao mercado dar música aos feirantes. Pela tarde, subiram ao palco os Amigos da Gaita, num misto de cantares e execução técnica, de um grupo que lhe tem subjacente o companheirismo e camaradagem com toques de bom humor e amizade. Seguiu-se uma representação da etnografia local, a cargo do Rancho Típico do Alvorge, com os seus belos trajes de época e passos de trocar as vistas. Encerraram o momento musical, a Sociedade Filarmónica Avelarense. Pelas mãos do Maestro José Maria, com os músicos bem próximos pelo parco calor que se fazia sentir aquela hora, entoaram um repertório com canções tradicionais e algumas músicas contemporâneas, dando uma volta ao mundo com a sua sonoridade. 

Para a noite, reservara-se o início das Jornadas Teatrais. O Teatro Olimpo levou a palco "Harpagão, o Velho Avarento" de Molière, perante casa cheia, que aplaudiu com gáudio as atrizes e atores que deram corpo ao texto. 

O Domingo ficou a cargo da TVI e do programa "Somos Portugal". Com a chancela do programa com maior audiência ao domingo, Ansião entrou pela televisões de Portugal e do mundo durante 6 horas, numa impressionante moldura humana potenciada pelo belo dia que se fazia sentir, onde a Praça do Município pareceu pequena para tamanha multidão que naquele dia, veio comprar Pinhões em fiadas, quem sabe para oferecer às amadas e ficou para assistir ao programa. Com dois momentos de mostra de associativismo, onde as associações do concelho disseram presente e preencheram a rua Combatentes da Grande Guerra, onde demonstraram a força do movimento associativista do concelho de Ansião. Quem viu, testemunhou as centenas com a sua distinta indumentária,  

Terminou a Feira dos Pinhões com uma entrega de Pinheiros Mansos (Pinus pinea) pela mão do Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António Domingues, para que se dê novo fôlego à plantação da árvore que mantém viva a tradição.

Veja vídeo de resumo carregando no link: https://www.youtube.com/watch?v=w5Dn6s0AL64