Notícias
Assembleia MunicipalData da notícia: 26 Fevereiro 2018
Voto de Pesar pelo Dr. Fernando Travassos
Assembleia Municipal faz voto de pesar pelo Dr. Fernando Travassos
VOTO DE PESAR
No pretérito dia 27 de Janeiro, faleceu o Dr. Fernando Travassos.
Em nome do povo do concelho de Ansião, representado neste órgão do poder local, propõe-se que seja exarado em ata um voto de pesar pela perda do ilustre clínico e carismático cidadão.
Jovem médico, Fernando Travassos, natural de Arganil, chegou a Ansião em Janeiro de 1950 e veio para ficar, iniciando os seus atos clínicos no antigo Hospital da Misericórdia.
Ao tempo, o concelho de matriz rural acumulava carências de infraestruturas básicas e nestas serras de Ansião vivia-se refém do isolamento.
Qual João Semana evadido do romance de Júlio Dinis, o Dr. Travassos, entretanto instalado numa casa e conduzindo um automóvel que lhe foram oferecidos por comerciantes e industriais concertados no objetivo da sua fixação definitiva na vila, passou a ser o anjo da guarda dos enfermos dispersos pelos casais e lugarejos mais remotos e inacessíveis.
Da simples maleita à patologia mais complicada, passando pelas dores do parto caseiro, ele foi a personagem recorrente nesse palco das horas aflitas e dos dias cinzentos.
Não legou à terra adotiva bens materiais, que os não tinha. Deixou, isso sim, um rasto de abnegação, solidariedade, dedicação e carinho de que várias gerações de ansianenses usufruíram graciosamente durante décadas.
Com a provecta idade de 96 anos incompletos, o Dr. Travassos entrou na lenda. Acrescendo às homenagens que em vida lhe foram justamente prestadas pela autarquia e forças vivas locais, a Assembleia Municipal de Ansião curva-se respeitosamente perante a memória deste seu ausente avesso a honrarias e pedestais.
Comunique-se o conteúdo do presente texto à família e ao Sr. Bastonário da Ordem dos Médicos e dele se faça eco na imprensa regional.
Ansião, 26 de Fevereiro de 2018