Saúde e Proteção CivilData da notícia: 9 Abril 2018

Ansião é Palco da celebração do protocolo “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”

O lugar de Vale Florido, na Freguesia do Alvorge, foi hoje palco da celebração do protocolo “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

O lugar de Vale Florido, na Freguesia do Alvorge foi hoje palco da celebração do protocolo “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”. Como aldeia piloto, Vale Florido foi alvo da implementação das primeiras medidas de autoproteção coletivas previstas no programa, dotando a aldeia de placas, de sinalização de um oficial de segurança, de uma mala de emergência e de um código de procedimentos em emergência que se irá repercutir em cerca de 6000 lugares de risco identificados em parceria pelo Ministério da Administração Interna, Municípios e seus GTF. A meio da manhã, foi realizado um simulacro envolvendo cerca de 50 operacionais Bombeiros, GNR e CVP num exercício coordenado pelo Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Coronel António Paixão. No simulacro, cerca de 30 habitantes foram evacuados para a sede da Associação Recreativa e Cultural de Vale Florido, que ficará assim como o abrigo oficial deste lugar para situações de emergência.

Na presença do Sr. Ministro da Administração interna, Eduardo Cabrita, do Sr. Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, do Tenente-General Carlos Manuel Mourato Nunes, do Presidente da ANMP Manuel Machado, do Presidente da ANAFRE Pedro Cegonho e demais entidades civis, forças policiais e forças armadas, o Presidente do Município de Ansião, António José Domingues aproveitou a ocasião para lembrar das problemáticas de proteção de pessoas e bens, tal como a necessidade de requalificar o IC8 e da importância que os cidadãos têm na implementação de práticas de segurança e consciencialização coletiva para a problemática dos incêndios.

O Sr. Ministro da Administração Interna reforçou a importância do protocolo hoje assinado em Vale Florido, acrescentando que “sonha ganhar todas as batalhas contra a problemática dos incêndios para que não retornem os pesadelos do ano passado”.

Ansião passa assim a ser o ponto de partida para a implementação destes programas que se irão alastrar durante o mês de Maio. O Município agradece a colaboração e recetividade dos habitantes de Vale Florido que se demonstraram interessados e pró-ativos na prossecução do exercício levado a cabo esta manhã, bem como a todos os profissionais e voluntários envolvidos nas operações pelo rigor apresentado.