TurismoData da notícia: 11 Maio 2018

Ansião Coração de Sicó

O Município de Ansião apresentou a sua estratégia turística, “Ansião Coração de Sicó”.

Perante o Auditório Municipal repleto de Ansianenses, comunicação social e demais convidados, o professor Hugo Duarte e o professor António Gomes (responsáveis pelo desenvolvimento da estratégia) apresentaram as linhas orientadoras para o turismo Ansianense nos próximos anos.

Em celebração do Dia da Espiga, o Grupo de Cantares "Olhos de Água" abrilhantou o momento com 4 temas sobre Ansião, na presença da Diretora do Departamento de Operações Turísticas do Turismo Centro de Portugal, Filomena Pinheiro.

"Ansião Coração de Sicó" caracteriza-se como uma estratégia com forte ligação às raízes Ansianenses, ao solo “bruto” que caracteriza a região, à paisagem onde predomina o calcário e às gentes do nosso concelho, que moldaram a tradição Ansianense ao longo de séculos, conferindo-lhe um carácter único e ainda muito por explorar. Esta estratégia encontra a sua pedra basilar na identidade Ansianense e na sua diferenciação enquanto produto turístico face aos concelhos vizinhos.

Com uma forte aposta no Turismo de Saudade e no Turismo de Natureza pela Land Art, “Ansião Coração de Sicó” pretende afirmar-se a curto médio prazo como uma alternativa aos grandes centros turísticos, enquanto aviva a identidade Ansianense dando-lhe forma e demarcando-a.

A escolha do nome relaciona-se com a localização de Ansião enquanto concelho totalmente envolvido pelo território de Sicó, enquanto o “logo” apela à romanização por via da sua tipografia e à paixão que os Ansianenses sentem pela sua terra sendo que os Ansianenses são tidos nesta estratégia como os principais impulsionadores por via da sua ligação ao território. Com um coração com formas de pedra, o vermelho simboliza também a Terra Rossa que envolve muitas vezes as rochas que dão detalhe à nossa paisagem e que edificam os nossos muros.

Em palavras do Presidente da Câmara “Sabemos que o caminho faz-se caminhando e iremos iniciá-lo com firmeza e determinação, que este seja o primeiro passo de uma grande e afirmativa caminhada para o concelho de Ansião, para a região de Sicó e para todos em geral.”

Acompanhe a página "Ansião Coração de Sicó" em: