Notícias

Juntas de FreguesiaData da notícia: 23 Junho 2018

Semana da Vila de Avelar

Por ocasião da comemoração do 23º ano desde a reelevação de Avelar a Vila, decorreu de 17 a 23 de junho a 1ª edição da "Semana da Vila".

Com um cartaz bastante completo, os Avelarenses começaram as celebrações com a homenagem às vítimas e desalojados do incêndio de Pedrogão Grande, juntando cerca de 200 participantes no Parque de Jogos Manuel Antunes Pintassilgo na caminhada "Renascer das Cinzas". A caminhada, cujo valor de inscrição revertia na totalidade para os Bombeiros Voluntários de Ansião, recolheu um total de 1000€ para ajudar esta corporação. 


Ao longo da semana, os Avelarenses tiveram a inauguração da "Exposição de Pintura" dos artistas locais, homenageando, Albertina Dinis, Jorge Santos e Armandino Silva, dando visibilidade à expressão artística dos pintores Avelarenses.

Houve também desporto, com a edição do torneio de Futsal das  "5 vilas e Arega", relembrando a denominação da antiga comarca que unia as vilas de Chão de Couce, Avelar, Aguda, Maçãs de D. Maria e Pousaflores e a aldeia de Arega. 

Os Avelarenses foram também presenteados com a atuação dos músicos locais da Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Avelarense, bem como do grupo de Gaiteiros Ca'Gaita e ainda o artista popular Ruizinho de Penacova que abrilhantou a noite de quinta-feira, após a sessão Solene Evocativa da Reelevação de Avelar a Vila, contando com a presença do presidente à data, António Fernando Calé "Barbosa", do atual presidente, Fernando Inácio Medeiros e do presidente da Câmara, António José Domingues.

Para encerrar os festejos, Avelar foi a "casa" de Pedro Tochas e o seu espetáculo, "O Palhaço Escultor". No âmbito da Rede Cultura, promovida pela CIM RL e o Município de Ansião, foi a vez de Pedro Tochas artista da terra e do país, figura nacional, voltar à terra que o viu crescer para encher a Praça Costa Rego de gargalhadas e boa disposição num espetáculo de rir e chorar por mais, como o artista vem habituando as plateias que vai colecionando pelo mundo. Um momento memorável de um artista que leva a bandeira de Avelar pelo globo e que encheu certamente de orgulho os todos os Avelarenses. 

Parabéns à vila de Avelar por mais um aniversário.