Notícias

CulturaData da notícia: 5 Julho 2018

Mosaico Lab e Escuela de Merida criam Mosaico em Ansião

Cinco estudantes da Escuela de Mérida, embelezaram a rotunda na Rua de Alvaiázere, junto ao tribunal, promovendo o mosaico na região.

Está concluido o novo mosaico de Ansião. 
Os Ansianenses poderão ver o novo mosaico que embeleza a rotunda na Rua de Alvaiázere, junto ao tribunal, promovendo o mosaico na região, num tributo ao património ancestral Ansianense. Após visita ao complexo monumental em fevereiro, os Alunos da Escola de Arte e Design de Mérida, desenvolveram mosaicos com motivos da região, dando assim um novo brilho aquela zona. Os motivos escolhidos foram as Romãs, simbolo característico do nosso concelho.

O objetivo, além da valorização estética do espaço urbano, é criar novos motivos de atração turística para a região, a partir do património de mosaico romano já existente, tornando-a numa referência na área a nível europeu.

O trabalho realizado até ao momento corresponde ele próprio apenas a uma primeira fase, com a fixação dos mosaicos nos cubos-canteiros da rotunda intervencionada, seguindo-se uma segunda etapa – ainda sem data definida – que abarcará o espaço interior total da mesma. Os parceiros estão também já a trabalhar na identificação de outros espaços no concelho para dar continuidade a esta colaboração.

A intenção será sempre proceder a uma abordagem contemporânea à arte do mosaico, recusando a mera produção de réplicas ou cópias do que já existe, mas antes criando novo património que dialoga com o antigo. Foi já nesse sentido que os mosaicos agora aplicados foram criados pelos alunos espanhóis após uma visita a Ansião e ao Complexo Monumental de Santiago da Guarda (em fevereiro deste ano), que viria a inspirar o seu trabalho.

Em Portugal estiveram agora cinco estudantes e um professor, embora o grupo envolvido na conceção do projeto e na elaboração dos mosaicos tenha sido na ordem das duas dezenas de pessoas.

Ao abrigo da parceria do Mosaico Lab com o Município de Ansião, ficou a promessa de, no futuro, voltarem para embelezar novos espaços do concelho, gerando novo património junto da comunidade Ansianense.