Notícias

Desenvolvimento EconómicoData da notícia: 14 Agosto 2018

Forging- Projeto inovador com sede no Centro de Negócios de Ansião faz parceria com Rock In Rio

Forging, assim foi baptizado o projeto encabeçado pelo jovem Rui Lopes - Science Leader e Director, e João Castanheira responsável pelo departamento de mecânica.
Um projeto inovador com a base de trabalho no centro de Negócios do Camporês, centrado na área Investigação e Desenvolvimento “I&D” e tido como exemplo de empreendedorismo jovem e de como o Centro de Negócios de Ansião pretende funcionar como incubadora de novas oportunidades para áreas onde a criatividade é a palavra chave.

Segundo Rui Lopes, “o projecto Forging nasce numa época de feroz competição industrial em que os mercados são mercados globais abertos, e uma tremenda necessidade de inovar na indústria sendo esta a única maneira de realmente sobreviver e crescer. 
A inovação pode transformar indústrias com produtos mais atraentes, e é a melhor política para se ajustar a uma dinâmica contínua num mercado aberto em constante mudança.
A dinamização da inovação empresarial e o apoio à gestão da inovação têm sido temas centrais das políticas nacionais e comunitárias desde há longos anos, 
sendo hoje inquestionável e globalmente reconhecido que a capacidade de inovação das empresas é um dos factores de competitividade mais determinantes para o seu crescimento e sustentabilidade nos mercados globais. 
Esta tema faz parte de qualquer gestão, e Forging quer posicionar-se como um parceiro a ajudar na procura de soluções, principalmente quando a sua área de I&D não conseguir responder. “

Um exemplo dessa cooperação na área de I&D foi um projecto realizado em parceria com o Rock In Rio. Aqui foi testado um conceito de monitorização estrutural (SHM – Structural Health Monitoring)
em directo do palco Mundo do RiR durante todo o evento musical ocorrido em 2018. Foram colocados vários sensores, neste caso acelerómetros, pela estrutura com o objectivo de medir as vibrações existentes por todo o palco. 
Estas medições permitiram estudar o comportamento dinâmico do palco e o dano estrutural quando este é sujeito a excitações aleatórias, não previstas e de força variável, 
tais como ventos, operações de logística das diferentes bandas musicais, vibração acústica das colunas de som entre outros. 

O Município de Ansião parabeniza a Forging desejando-lhe um futuro próspero, 
esperando que o sucesso deste projeto sirva de exemplo para que outras empresas do género encontrem a sua sede em Ansião, 
estando este concelho orientado para o futuro e de olhos postos no presente.