Notícias

Desenvolvimento EconómicoData da notícia: 16 Agosto 2018

Expo Ansião Coração de Sicó 2018

A Expo Ansião Coração de Sicó trouxe até Ansião milhares de visitantes que desfrutaram de um espaço renovado, onde a atenção estava concentrada no comércio local e, claro, nas pessoas que nos visitaram.

De 9 a 12 de agosto o coração bateu mais forte em Ansião!

Com a aposta confirmada numa disposição em forma de Exposição, a Expo Ansião Coração de Sicó expôs mais de 80 stands, numa exposição sem precedentes do comércio e artesanato local.

Com o palco principal a cargo de Diogo PiçarraÁurea e com o tributo ABBA Mia, as molduras humanas foram notórias com o público a dizer “presente”, numa festa que pretendia também abraçar os muitos Ansianenses no estrangeiro que, por esta altura, voltam a sua casa na terra que os viu partir.  

Em ano de Cortejo Alegórico do Povo, mais de duas centenas desfilaram nas ruas de Ansião, perante atenta plateia que, sob o sol quente, não arredou pé enquanto as 11 associações participantes dessem por terminado o cortejo mais emblemático de Ansião.

As artes tiveram lugar de destaque com a Exposição- “Ansião Com Arte” reunindo 12 artistas do concelho, ainda em exposição no Centro Cultural de Ansião até 7 de setembro.

No desporto, as festas do concelho receberam no sábado o torneio de Ténis de Praia da ATLEI e pelas 18h30 o 13.º Troféu de Futsal de Ansião, que contou com a presença do Sporting CP e do CCRD Burinhosa terminando o torneio com a vitória do Sporting CP por 4 a 0. A comunidade Inglesa envolveu-se numa demonstração de Cricket no Parque Verde, pelos "Amigos Cricket Club",com o intuito de atrair novos protagonistas para as suas fileiras.


No Folclore, a Expo Ansião Coração de Sicó recebeu no domingo dia 12, o espetáculo “Folclore e Tradição”, com a presença do Rancho Folclórico Flores da Serra da Lagoa Parada, do Rancho Folclórico de Fazendas de Almeirim, do Rancho Típico do Alvorge e dos Pauliteiros de Miranda do Douro que foram o espelho da diversidade etnográfica do nosso país, contagiando a plateia com a felicidade com que pisaram os estrados dos palcos do Campo da Mata.


Houve ainda espaço para um concerto a dois, protagonizado pelas Filarmónicas de Avelar e Ansião, duas instituições centenárias, que fizeram questão de mostrar os seus dotes em palco.

A Cidade Irmã de Mosteiros trouxe-nos o grupo “Sem Vaidade”, animando a plateia com os seus ritmos africanos, contando com um dos guitarristas de Cesária Évora no seu elenco repleto de qualidade, oferecendo à sua plateia o quente da música Cabo-verdiana.

Foram 4 dias de cultura, comércio e emoção, numa aposta renovada das Festas do Concelho, não deixando dúvidas que de 9 a 12 de agosto, o coração bateu mais forte em Ansião!