Notícias

EducaçãoData da notícia: 8 Setembro 2018

Dia Mundial da Alfabetização e das Literacias

Para comemorar esta data, o Município de Ansião promove em conjunto com o CLA Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, o centro Qualifica da ETP Sicó e a Biblioteca Municipal de Ansião, duas
atividades.

Para comemorar esta data, o Município de Ansião promove em conjunto com o CLA Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, o centro Qualifica da ETP Sicó e a Biblioteca Municipal de Ansião, duas atividades a realizar no Centro de Negócios e no Complexo Monumental de Santiago da Guarda:

Tertúlia “Conta-me como era”

Tertúlia dinamizada como objetivo promover o conhecimento acerca da identidade dos Ansianenses, tendo por base a sua história, tradições e saberes que se foram perdendo ao longo do tempo mas que queremos que se mantenham vivos na memória coletiva. Esta sessão, terá por base, o projeto “Conta-me como era”, da iniciativa da Biblioteca municipal de Ansião, que incidiu na recolha e inventariação do património cultural imaterial das nossas gentes e da nossa Terra, por meio de encontros que foram dinamizados em várias instituições do concelho de Ansião, ligadas à 3º idade. Durante estes encontros, houve a partilha de contos, de ladainhas e de formas de conhecimento geralmente apenas transmitidos por via oral. Tratou-se de uma forma de aprender com os mais velhos, perpetuando sabedoria e formas bem diferentes de viver e fazer as coisas e que culminou com a publicação de um livro, intitulado “Conta como era”. Assim, tendo por base este livro, será dinamizada esta tertúlia como forma de dar continuidade e perpetuar o conhecimento ali reunido. Para a concretização desta iniciativa, a Câmara Municipal de Ansião, conta com a colaboração do Centro Local de Aprendizagem de Ansião da Universidade Aberta, com o Centro Qualifica da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó e com a Biblioteca Municipal de Ansião. Terá como público –alvo, o grupo de RVCC Básico e Secundário do Centro Qualifica da RTP Sicó e público em geral.

A tertúlia será realizada no Auditório do Complexo Monumental de Santiago da Guarda, pelas 19h30, no dia 13 de setembro de 2018.

Workshop “A importância da linguagem”

A necessidade do ser humano de transmitir aos outros o que pensa, o que sente e o que sabe, tem estado na origem de toda a evolução humana. Tomarmos consciência de que é impossível não comunicar e que todo o nosso comportamento e atitudes são diferentes de comunicar e que transmitem muita informação acerca de nós próprios, é fundamental, para melhorarmos a forma como nos relacionamos com os outros. Neste sentido, será dinamizado um workshop que incidirá na importância da linguagem, nos diferentes tipos de comunicação, com um componente prática de reflexão e experiênciação. Para a concretização desta iniciativa, a Câmara Municipal de Ansião, conta com a colaboração do Centro Local de Aprendizagem de Ansião da Universidade Aberta, com o Centro Qualifica da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó. Terá como público –alvo, o grupo de formação Informática para Seniores da ETP Sicó, o grupo de formação de Operador Agrícola do IEFP e público em geral.

O workshop será realizado no Auditório do Centro de Negócios de Ansião, pelas 14h30, no dia 10 de setembro de 2018.