Notícias
CulturaData da notícia: 11 Novembro 2018
Parabéns Sociedade Filarmónica Avelarense!
Este fim de semana, a sede da Sociedade Filarmónica Avelarense foi palco da comemoração do seu 103º aniversário.
A instituição centenária, reuniu na sua sede sócios e simpatizantes num caloroso jantar de convívio acompanhado de um concerto de sala protagonizado pelos anfitriões, onde não foram esquecidos o fundador da Sociedade Filarmónica Avelarense, o Sr. Alfredo Manso, havendo também espaço para se cumprir um minuto de silêncio por Basílio Marques Simões, ex-presidente e benemérito daquela casa, a quem dedicou uma parte da sua vida tanto em funções de direção bem como colaborador logístico, acompanhando inúmeras saídas da Banda Filarmónica, com quem percorreu largos quilómetros de norte a sul do país e a quem ficou um sincero obrigado por parte de toda a estrutura.
De olhos postos no amanhã, os intervenientes apelaram ao apoio e união das entidades presentes, no sentido de concretizar, num futuro breve, as obras de ampliação da sua sede. Um projeto audaz com o propósito de dotar aquela casa de mais e melhores condições para os seus atuais e futuros integrantes, conferindo-lhe um rosto que faça justiça à enorme dinâmica que a SFA impinge no seio da sua comunidade.
Nesta ocasião, foi também homenageado o rosto da Banda da Sociedade Filarmónica Avelarense, o maestro José Maria de Jesus Medeiros. 25 anos de batuta, liderando os compassos daquela instituição, contando ainda no total com 44 anos de integrante, como músico, professore e maestro, relembrando o esforço que os filarmónicos e suas famílias fazem, nas mais de 40 saídas que a SFA protagonizou este ano.
Há mais para além da música e a SFA é um espelho da saudável comunhão dos seus integrantes, abrangendo faixas etárias dispares, num convívio que reflete aquela que é a alma das associações do nosso concelho, onde reina a vivacidade e impera a amizade, fazendo perdurar no tempo estas instituições que vivem da somente da carolice dos seus elementos.
O Município de Ansião, felicita a Sociedade Filarmónica Avelarense pelos seus 103º anos, fazendo votos de um futuro próspero e risonho para aquela instituição centenária.