Ação SocialData da notícia: 25 Novembro 2018

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

A Câmara Municipal de Ansião assinalou, no dia 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Em sessão solene no Centro Cultural de Ansião, o público foi convidado a tomar parte de uma conferência de reflexão, moderada pelo ansianense Virgílio Alberto Valente Caseiro, que contou com a intervenção de Josilaine Antunes Pereira, docente da Universidade do Planalto Catarinense no Brasil, subordinada à temática "Género e educação: Empoderamento de Mulheres em Situação de Violência"; de Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que se debruçou sobre o tema "Uma educação contra a Violência"; e da 1.º Sargento Sandra  Ribeiro, do NIAVE - Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, que prestou esclarecimentos relativamente aos procedimentos "Da sinalização à intervenção" a adotar perante vítimas de violência doméstica e de maus-tratos.

Confrontando o público com a realidade da violência contra as mulheres, esta sessão foi também o mote de lançamento da Exposição  "Amar é...", da responsabilidade da REAL - Rede de Estruturas de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do distrito de Leiria, que estará patente, no Centro Cultural de Ansião, até meados de dezembro, que conta com o contributo de figuras ansianenses e dos municípios que aderiram à iniciativa, apelando à importância e à necessidade de amar o próximo.

A sessão contou ainda com a exibição do vídeo “Amar é … dos 8 aos 80”, da autoria de Rita Pires, responsável pelo projeto Ansião TV, composto por testemunhos sobre o Amor recolhidos junto de ansianenses dos 5 aos 99 anos de idade.