Notícias

Sociedade ConhecimentoData da notícia: 10 Dezembro 2018

70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Numa parceria entre o Município de Ansião e o Agrupamento de Escolas, celebraram-se os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Iniciando o dia com a exibição do filme “José e Pilar”, ouviram-se os passos marchantes pelas ruas de Ansião, sensibilizando a população para os Direitos das Crianças, culminando na Praça do Município com a inauguração da Árvore dos Direitos Humanos.

Foi uma manhã que dignificou esta tão relevante data, numa demonstração de união e celebração com o objetivo de honrar o dia 10 de dezembro de 1948, dia da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

No período de intervenção, foram relembradas as pedras basilares dos direitos humanos, ali recriadas como estátuas humanas, protagonizadas pelos alunos da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, bem como as lutas intelectuais travadas para que os direitos fossem um dado adquirido na nossa sociedade.

Ao início da tarde, alunos do 11.º ano participaram numa sessão de reflexão no Auditório Municipal protagonizada pelo IPDJ, com o intuito de refletir sobre a efetividade dos direitos na sociedade moderna, lembrando as dificuldades diárias com que se debatem os seres humanos que deles são privados.

A celebração transitou depois para o Avelar, onde os alunos da Escola Básica inauguraram, na Praça Costa Rego, outro exemplar da Árvore dos Direitos Humanos, para nos lembrar que, no Natal e ao longo de todos os dias, somos presenteados com os direitos humanos, relegando muitas vezes para segundo plano aquilo que foi a sua obtenção num passado nada distante.

O Município de Ansião agradece a todos os envolvidos, em especial aos jovens e às crianças, principais protagonistas do amanhã, a quem cabe a tarefa de fazer perdurar os direitos da humanidade.

Esta iniciativa contou com a colaboração do Clube Europeu, da Biblioteca Escolar e da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Ansião, Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, e do Instituto Português da Juventude e Desporto.