CulturaData da notícia: 15 Janeiro 2019

Centenária Feira dos Pinhões 2019

De 26 a 27 de janeiro, a Centenária Feira dos Pinhões regressa à Praça do Município
Em dois dias em que o pinhão será o rei, cerca de 80 expositores irão preencher as ruas da vila de Ansião, testemunhando o que de melhor se faz por Terras de Sicó. Produtores, artesãos, associações e outros nomes serão agentes promotores dos produtos endógenos da região e mostrarão o dinamismo e o empreendedorismo da sua gente.

A sessão de abertura do evento terá lugar no sábado, dia 26, pelas 15 horas, no Auditório Municipal, e será presidida pelo Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, contando também com a presença do Presidente da Turismo Centro Portugal, Pedro Machado, e do Presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Leiria, também Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro.

A Feira dos Pinhões trará também a Ansião a companhia de teatro infantil Aqui Há Gato, de Santarém, para animar o sábado dos mais pequeninos, guardando para a tarde a Marchinha do Botequim, o Rancho Folclórico Danças e Cantares de São Domingos da Lagarteira e o Rancho Folclórico de Pousaflores. À noite o Teatro da Vista Alegre, de Ílhavo, levará à cena a peça “Aqui há Fantasmas”, destinada aos mais graúdos.

O dia de domingo estará a cargo da TVI, com o programa “Somos Portugal”, que espalhará a sua energia e animação por todos os que a ele assistam, graças à panóplia de artistas de renome e aos seus ilustres apresentadores, figuras tão acarinhadas pelo público nacional.

A Centenária Feira dos Pinhões homenageia assim uma tradição secular, uma página importante da história do concelho de Ansião, reveladora da sua identidade, de um povo que vivia em comunhão com o que a natureza tinha para oferecer, dignificando a memória de um passado em que se reflete o presente e projeta o futuro.

Nos dias 26 e 27 de janeiro, venha descobrir o melhor do artesanato e da gastronomia das Terras de Sicó e aproveite para levar uma deliciosa fiada de pinhões para quem mais gosta.