Câmara MunicipalData da notícia: 1 Fevereiro 2019

Comitiva de Erbach em visita a Ansião

Pela primeira vez, o presidente eleito, Peter Traub, visitou Ansião ao abrigo do programa de geminação que une os dois locais há mais de 25 anos.

Numa comitiva composta por 19 elementos, estiveram representados a Assembleia Municipal de Erbach, o executivo, a escola vocacional de Michelstadt e alguns dos parceiros de longa data, que, ao longo do último quarto de século, foram elos de ligação fundamentais entre os dois municípios que distam mais de 2000km.

Esta teve também o intuito de apresentar e traçar um paralelismo entre a educação, a indústria e os serviços entre os dois concelhos, realizando visitas à Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, à Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, à empresa Friesen, ao novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Ansião e à Santa Casa da Misericórdia de Ansião.

A comitiva vivenciou também os costumes e tradições ansianenses no decorrer da Centenária Feira dos Pinhões, estando presente durante o fim de semana, naquela que foi uma importante mostra do pequeno comércio, do artesanato, dos produtos endógenos e do associativismo da nossa região de Sicó.

Um dos pontos altos desta visita foi a reunião de trabalho entre as geminações. Com vista a projetar um futuro a curto e médio prazo, os membros da comitiva, acompanhados pelos Vereadores com Pelouro, membros do Gabinetes de Apoio à Presidência, bem como pela Sr. Diretora do Agrupamento de Escolas de Ansião, formularam propostas de entendimento sobre aquilo que poderá ser o futuro desta parceria de longa duração, estreitando laços ao nível social e educativo, por forma a elevar a geminação para um novo patamar de cooperação, intensificando e fomentando as trocas ao nível das escolas e entidades desportivas, num reforço do projeto Europeu assente na comunhão entre os dois povos.

Agendando para abril está já a receção dos alunos da Escola Vocacional de Michelstadt, que visitarão o nosso concelho, experienciando junto das IPSS os métodos educativos praticados no nosso concelho, numa ótica de intercâmbio com efeito de aprendizagem partilhada entre os dois povos.

O Município de Ansião saúda a iniciativa da Cidade irmã de Erbach e todas as entidades que colaboraram nesta visita, assinalando a saudável amizade que une os dois povos há mais de um quarto de século, esperando que o futuro reserve novos desafios enriquecedores para esta parceria duradora.