Notícias

CulturaData da notícia: 19 Fevereiro 2019

À Roda dos Livros

O auditório da Câmara Municipal de Ansião teve casa cheia naquele que foi o primeiro ciclo de conversas “À Roda dos Livros”. O primeiro capítulo desta iniciativa de cariz social e cultural contou com 3 distintos momentos.

O primeiro, dominado pela temática da saúde, foi berço de um debate “Na saúde como na doença”, protagonizado pelo pároco de Ansião, João Dias, e pelo Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Rui Nogueira, e moderado pelo ilustre ansianense Prates Miguel, com forte adesão da audiência que expôs as suas dúvidas e reservas em relação à temática da Saúde em Portugal.

Na segunda parte da sessão, assistiu-se à apresentação do livro Momentos de Muitas Vidas: Crónicas escritas como sacerdote assistente no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, pelo autor e capelão do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, José António Afonso Pais.

Com apresentação a cargo da Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Ansião, Teresa Fernandes, e leitura de Inês Costa, o público pôde desfrutar do testemunho de quem convive diariamente com situações de fragilidade e superação, num exemplo de interação humana, que despertou a curiosidade da plateia, como foi realçado pelo Presidente da Câmara Municipal de Ansião, que enalteceu a abnegação de uma vida de entrega e proximidade, num ambiente repleto de vulnerabilidade, onde a amizade e as palavras certas podem fazer a diferença no doente.

A última parte da sessão ficou reservada para um momento musical com os alunos da Escola de Música Dom D’arte, Mariana Cotrim e Diogo Santos, acompanhados pelo professor Pedro Gil, que encantaram a audiência com 3 temas acompanhados de guitarra.

Foi assim, em letras capitais, o primeiro capítulo do ciclo de conversas “À Roda dos Livros”, tendo já o novo capítulo desta iniciativa data marcada para o próximo mês de março, por altura da comemoração do Dia Mundial da Poesia.