Notícias
CulturaData da notícia: 25 Fevereiro 2019
O último domingo foi dia de Jornadas Teatrais
“As Artimanhas de Scapin”, pela Nova Comédia Bracarense, de Braga, subiram ao palco do Centro Cultural de Ansião, protagonizando uma sátira da autoria de Molière, com uma mensagem atual e profunda.
Num mundo de trapaças, Scapin resolve os problemas recorrendo ao seu engenhoso pensamento e hábil retórica, que lhe permitem solucionar os problemas dos outros, enquanto aumentam os seus.
Uma crítica à sociedade avarenta e preconceituosa da França do séc. XVII, na qual encontramos semelhanças com o nosso mundo, onde tanto se recorre às artimanhas em prol das soluções fáceis e que, mais tarde ou mais cedo, correm pelas bocas do mundo, colocando a nu as fraquezas de quem a tais atos se predispõe.
Dos corruptos aos corrompidos, “As Artimanhas de Scapin” são o espelho de uma sociedade intrincada, que encontrou no palco um encanto sob a forma de comédia.
O Município de Ansião agradece à Nova Comédia Bracarense e ao Teatro Olimpo a fabulosa tarde de domingo que foi proporcionada nesta que foi mais uma etapa das Jornadas Teatrais.