CulturaData da notícia: 26 Fevereiro 2019

Ansião é um dos 25 municípios que integram a Rede Cultura 2027.

Esta iniciativa vem reforçar o apoio à candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura. A apresentação da rede aconteceu na passada sexta-feira no Museu de Leiria e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António Domingues e a Vereadora da Cultura, Cristina Bernardino.

Durante o período da manhã decorreu o primeiro Conselho Geral da Rede, marcado pela assinatura do compromisso de participação das várias entidades na rede.

Estão marcados 9 encontros da rede que irão decorrer entre março e junho, numa ação intitulada “Prelúdio de Ideias em Nove Andamentos”, cujas conclusões irão integrar o documento da candidatura a Capital Europeia da Cultura.

Aos municípios das comunidades intermunicipais de Leiria, Oeste e Médio Tejo, também a Diocese de Leiria-Fátima, a Associação Empresarial de Leiria – NERLEI e o Instituto Politécnico de Leiria – IPL integram a Rede Cultura 2027. O projeto conta com coordenação do maestro e musicólogo Paulo Lameiro.

A Rede Cultura 2027 assume-se como um projeto pioneiro a nível das comunidades intermunicipais, alavancando a cooperação no domínio das artes, da cultura e do conhecimento intermunicipal para um novo patamar, tendo como elo de união a apresentação da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027.