Notícias

DesportoData da notícia: 22 Março 2019

Programa "Eu Posso Correr" comemorou 1.º Aniversário

Assinalou-se, no dia 18 de março, o 1.º aniversário do arranque do programa “Eu Posso Correr”, com uma caminhada e o soprar das velas do bolo comemorativo no Parque Verde do Nabão, local onde, a 18 de março de 2018, se fez a apresentação e teve início o programa do Centro de Marcha e Corrida do Concelho de Ansião.

Consistindo em três modalidades – corrida, preparação para a corrida e caminhada, a ter lugar, inicialmente, na vila de Ansião e arredores, à quinta-feira ao final do dia, a forte adesão à iniciativa levou à sua réplica nas freguesias de Avelar, à terça-feira, e de Santiago da Guarda, à quarta.

Com o intuito de implementar uma prática regular de atividade física, promotora de saúde e de bem-estar e, consequentemente, da qualidade de vida dos participantes, este programa veio complementar as dinâmicas desportivas concelhias, dando, a partir da caminhada e da corrida, o mote para uma alimentação saudável e para a consciencialização para hábitos de vida saudáveis, através de workshops e de ações de sensibilização.

Procurando também ser um exemplo de boas práticas no combate ao sedentarismo e às doenças crónicas, esta iniciativa veio ao encontro do Programa Nacional de Promoção de Atividade Física, ao qual o Município de Ansião se associou através de protocolo assinado no dia 4 de junho.

Os participantes são abrangidos por um seguro especial de corrida, um seguro de acidentes pessoais que protege os praticantes amadores de corrida, não federados, quando se encontram em treino e em todos os eventos no âmbito do programa.

Os professores e alguns monitores receberam formação gratuita por parte da Federação Portuguesa de Atletismo, tendo-se revelado o pilar para o bom funcionamento e dimensão deste programa.

O Município de Ansião parabeniza todos os integrantes deste programa pelo seu empenho e dedicação ao longo deste primeiro ano, desejando que venham muitos mais em prol da saúde e bem-estar da nossa comunidade.