CulturaData da notícia: 25 Março 2019

Ansião leva poesia “À Roda dos Livros”

A poesia esteve em destaque na segunda sessão de “À Roda dos Livros”, um ciclo de conversas dinamizado pelo Município de Ansião que, uma vez por mês, se propõe trazer as letras como mote para uma tarde de conversa.

Ainda sob a envolvência do Dia Mundial da Poesia, que se assinalou no passado dia 21, o Auditório Municipal voltou a encher-se, em pleno domingo, dia 24, para assistir à apresentação de Justa Mente e Sal e Picos, da autoria de Marin Alsicó, pseudónimo do ansianense Sérgio Nunes.

Numa tarde cujo arranque ficou a cargo de três crianças, ‘embaixadores da leitura’ do Agrupamento de Escolas de Ansião - Ricardo Pires, da Escola n.º 2 de Avelar, e Maria Faustino e Inês Lopes, ambas da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, em Ansião -, o presidente da Autarquia, António Domingues, ressalvou o facto de Sérgio Nunes se “manter umbilicalmente ligado à terra que o viu nascer”. Momentos antes, a vereadora da Cultura, Cristina Bernardino, sublinhou o “gesto de coragem” de, com este livro, Sérgio Nunes ter dado “aos versos a possibilidade de estes se inscreverem na história da poesia”.

Ao longo da apresentação, usaram também da palavra o editor Jorge Ramos e as prefaciadoras do livro, Alexandra Dengucho e Lara Lino. Ouviu-se ainda a declamação de alguns poemas de Marin Alsicó pelo ansianense João Patrício, bem como algumas interpretações musicais de Carlos Vicente.

O autor Sérgio Nunes, inconformado por natureza e pródigo em ideias, revelou que um dos motivos que o impeliram à publicação deste título foi contribuir, de certa forma, para “uma pedrada no status quo social”, tendo-se confessado “muito emocionado” perante uma plateia repleta.