Desenvolvimento EconómicoData da notícia: 18 Abril 2019

Ansião promoveu o 1.º Concurso “Liberta a Tua Inovação”

O Município de Ansião organizou o 1º concurso de projetos inovadores “Liberta a Tua Inovação”, com o objetivo de dar oportunidade a pessoas empreendedoras de desenvolverem as suas ideias de negócio.

Dos 12 projetos concorrentes, 5 foram selecionados, pelo júri do concurso, para participarem na fase final, que decorreu nos dias 12 e 13 abril, no Centro de Negócios de Ansião, onde os concorrentes foram acompanhados por uma equipa de formadores nas áreas científica, financeira, jurídica, de marketing e de business angels, para solidificarem os seus projetos.

A apresentação dos projetos realizou-se na tarde de sábado, dia 13, no decorrer de uma conferência sobre empreendedorismo, “Inove Ansião Coração de Sicó”, que contou com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, e da Secretária Geral da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, Neusa Magalhães. O vencedor foi escolhido pela equipa de mentores, em conjunto com o júri do concurso, constituído por Hugo Bairrada, licenciado em gestão e presidente da AEDA - Associação Empresarial de Ansião; Bruno Pereira, formado em engenharia eletrónica e CEO da empresa Rotauto; Miguel Matias, licenciado em economia, doutorado em gestão de empresas e gerente do balcão da Caixa Geral de Depósitos em Ansião; Alexandre Moreira, licenciado em engenharia eletrónica e telecomunicações e vereador do ambiente e obras públicas na Câmara Municipal de Ansião; e Pieter Van Nuenen, profissional de marketing e comunicação, CEO da Enjoy Portugal e investidor na Quinta Ribeira Joaninha em Pedrógão Grande.

O primeiro lugar foi para o projeto “Travelling Bag Storage”, apresentado por João Costa, natural do concelho de Soure, que recebeu um prémio monetário de 500,00€ atribuído pelo Município de Ansião.  A Associação norte-americana “Friends Of Portugal”, que investe no desenvolvimento económico de Portugal através de iniciativas sociais, atribuiu um prémio surpresa, no valor de 250,00€, à concorrente Tatiana Arneiro, natural do concelho de Leiria, com o projeto “Smartkey”, por entender que era o projeto que reunia as melhores condições para ser executado a curto prazo. Este concurso teve também o apoio do projeto Forging, da AEDA e do projeto Re-Nascer.