CulturaData da notícia: 22 Abril 2019

SFASC promoveu Filarmonias 2019

Durante 4 dias, Ansião recebeu o melhor da música regional naquele que foi o IX Curso de Jovens Músicos Filarmonias, que se estabelece cada vez mais como uma tradição da Páscoa.

87 jovens músicos oriundos de Ansião, Penela, Maceira, Frazoeira e Talaíde, juntaram-se para celebrar, conviver e aprender no espírito de amizade e rigor que pauta o Filarmonias. No período de duração do curso, partilham experiências e melhoram as suas capacidades, sob o auxílio dos professores convidados, enriquecendo o seu currículo musical, num curso sui generis de músicos para músicos.

Numa entrega diária e com animação noturna, os jovens filarmonianos, aproveitando o espírito acolhedor ansianense, são convidados a desfrutar de uma experiência de aprendizagem de proximidade que culmina na Audição Final, que junta todos os integrantes numa “super banda” de visual e auditiva imponência.
Este ano, o Filarmonias contou com a presença do ilustre Maestro Diogo Costa, virtuoso músico que conta no seu currículo com a direção da Orquestra Sinfónica Portuguesa, da BBC Philharmonic, da Brass Ensemble da Metropolitana e da Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa. Aceitando o convite do Filarmonias para guiar os jovens que aspiram triunfar na música, lembrou o seu próprio percurso que, tal como os jovens presentes, começou em tenra idade, subindo no prestígio graças ao seu esforço e dedicação.

Em discurso, a presidente da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília, Sandra Carvalho, recordou o apoio do Município de Ansião, lançando já as sementes para o Filarmonias 2020, ano em que se comemorará a décima edição do evento, e deixando também palavras para a representante do Agrupamento de Escolas de Ansião, Teresa Crispim, para o coordenador do curso, o Maestro Simão Castela, e para todos os músicos integrantes do Filarmonias.

O Presidente da Câmara Municipal de Ansião relevou o papel que a SFASC tem na promoção do ensino musical a nível concelhio e regional, dando especial ênfase à componente didática juvenil, bem como ao empenho dos pais que com a sua entrega dão de si aos seus filhos para que estes possam cumprir as suas aspirações como músicos.

A SFASC está de parabéns por mais um Filarmonias e pelo contributo que dá à cultura ansianense ao longo de décadas de empenho contínuo em prol da música e do convívio.