CulturaData da notícia: 20 Maio 2019

Exposicó foi o local de reunião das Terras de Sicó

No passado fim de semana, o Parque Verde do Nabão, em Ansião, foi o centro das Terras de Sicó com a Exposicó 2019, que integrou também a XXXI Feira do Queijo Rabaçal DOP, o XXXI Festival de Folclore da Serra de Sicó, a XXVI Mostra de Vinhos Terras de Sicó e a XV Mostra do Azeite e Mel da Serra de Sicó.

Com a promoção e o desenvolvimento do território em foco, a Exposicó contemplou seminários, provas de vinho e até um inovador leilão, em momentos de celebração e união dos 6 municípios que compõem as Terras de Sicó.

O programa arrancou na sexta-feira, no Auditório Municipal, com as “Jornadas da Serra de Sicó – Uma diretoria para o Maciço de Sicó”.

O sábado foi marcado pela discussão em torno do Queijo Rabaçal, com o Seminário “Queijo Rabaçal DOP – Adesão à Certificação”, no qual se refletiu sobre a importância da qualificação dos produtos e dos produtores, bem como sobre o aumento da cadeia de produção tendo em vista a melhoria do produto final.

O final de tarde foi animado com o “Sunset Horizonte SICÓ”, pela ansianense Dj L'ttux, conferindo um ambiente juvenil ao certame.

A noite ficou ao encargo da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília e da Sociedade Filarmónica Louriçalense, que aqueceram o público com os seus tons harmoniosos, num encontro de bandas promovido pela SFASC.

O domingo iniciou-se com a receção da Confraria do Queijo Rabaçal, nos Paços do Concelho, com os confrades a rumarem ao recinto da festa para a cerimónia de abertura oficial da XXXI Feira do Queijo Rabaçal, que contou com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas. À sessão seguiu-se a visita ao certame pelas entidades oficias e o XVIII Capítulo da referida Confraria.

O XXXI Festival de Folclore da Serra de Sicó decorreu perante uma assinalável moldura humana que assistiu a atuações representativas dos 6 concelhos das Terras de Sicó. Subiram ao palco o Grupo Folclórico Etnográfico da Casa do Povo de Condeixa-a-Nova, o Rancho Folclórico do Centro Social Polivalente do Rabaçal, o Grupo Folclórico Etnográfico de Almagreira, o Grupo Folclórico Etnográfico de Samuel, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maçãs de D. Maria e, por fim, o Grupo Folclórico Cantares de Santiago.

Simultaneamente, na tenda do recinto, teve lugar a apresentação e degustação do vinho “Lapiás”, um produto batizado em honra da paisagem de Sicó e dos afloramentos rochosos homónimos, aumentando a gama de produtos regionais no mercado.

Foram também atribuídos os prémios do XVI Concurso de Vinhos Terras de Sicó, premiando quem mais se destacou de entre a sublime produção vinícola que vai crescendo no território.

A festa encerrou com o I Leilão do Cabrito e do Borrego de Sicó, momento especial que pretendeu alavancar as matérias que estão na base do queijo da região, procurando captar novos protagonistas que encontrem na arte da pastorícia o futuro de alguns dos produtos mais emblemáticos da região.

O Município de Ansião agradece à organização das Terras de Sicó e a todos os envolvidos, bem como a todos os visitantes, pela concretização deste certame, de uma enorme relevância para o território, fazendo votos para que continue em franca expansão, marcando a união existente num território de características únicas.