CulturaData da notícia: 28 Maio 2019

Alvorge recebe “Pânico no Lume”

Recordar o passado é uma das formas de repensar o futuro. Foi com este mote que o Centro Português de Vigo - Fraternidade Galiza - Portugal, concebeu, edificou e ofereceu ao nosso concelho a escultura “Pânico no Lume”.

A obra, da autoria dos escultores galegos Remígio Davila, Rosendo Gonzalez Roxell, Camilo Camaño e Juan Coruxo, evoca os momentos de pânico sentido pelas populações nos incêndios de 2017, bem como o caos que se abateu sobre a natureza, homenageando desta forma todos aqueles que lutaram e lutam contra esta calamidade, com o objetivo final de estreitar os laços entre os povos da Galiza e de Portugal.

Na inauguração estiveram presentes os presidentes de câmara de Ansião, António Domingues, de Castanheira de Pera, Alda Carvalho, e de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, bem como o presidente da Junta de Freguesia de Alvorge, José Barbosa, o presidente do Centro Português de Vigo, Bernardino Grego Cervantes.

Este momento só se tornou possível pela amizade que une o Centro Português de Vigo ao Centro Social Cultural e Recreativo de Alvorge, lembrando José Louro, um dos grandes impulsionadores deste momento, as sucessivas viagens do Rancho Típico de Alvorge às terras da Galiza, gerando uma enorme cumplicidade que dura há mais de 20 anos.

O presidente da Câmara Municipal de Ansião fez questão de agradecer o “empenho dos escultores que ao longo de 5 dias dedicaram a sua arte ao nosso concelho”, reconhecendo que esta obra “é um abraço da Galiza para os territórios do Pinhal Interior Norte”, ficando para sempre esta memória em forma de terna escultura, para que todos possam apreciar este recanto galego edificado na freguesia de Alvorge.