Câmara MunicipalData da notícia: 3 Junho 2019

Ansião comemora o Dia do Município

Ansião celebra o seu Feriado Municipal por ocasião do Dia da Espiga, dia de tradicional convívio entre a comunidade, com festejos pontuais por todo o território. Este ano não foi exceção.

O Município de Ansião decidiu assinalar o Dia do Município em Sessão Solene comemorativa, na qual distinguiu os Ansianenses, individualidades e coletividades, que se têm destacado no panorama da comunidade.

A sessão solene começou no hall dos Paços do Concelho com a inauguração de um painel de azulejos reproduzindo o frontispício do Foral Manuelino que concedeu o título de vila a Ansião, resultado de uma parceira entre o Município e a Associação de Defesa do Património Al-Baiäz.

Já no Salão Nobre, com a mesa de honra constituída pela Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, o presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, e o Presidente da Assembleia Municipal, José Miguel Medeiros, a sessão prosseguiu com a atribuição de distinções honoríficas, sendo agraciados, em primeiro lugar, com a Medalha de Serviço e Dedicação do Concelho de Ansião, os trabalhadores Carlos Tomaz e Eduardo Carvalho, pelos seus mais de 25 anos ao serviço da autarquia.

Foram atribuídas Menções Honrosas à Academia de Ténis de Avelar, ao Agrupamento de Escuteiros n.º 1363 de Chão de Couce, à Associação de Moradores e Amigos do Lugar dos Netos e à Associação Os Moscardos.

Receberam Medalha de Mérito do Concelho de Ansião (Grau Bronze) a associação Ansibikers – Associação de Praticantes BTT, a Associação Cultural e Recreativa de Pousaflores e a União Desportiva de Santiago da Guarda, pelo seu contributo para a cultura e para o desporto do nosso concelho.

A Medalha de Mérito Grau Prata foi entregue ao Maestro José Maria de Jesus Medeiros, pelos seus mais de 25 anos como Maestro da banda da Sociedade Filarmónica Avelarense, para além dos seus mais de 40 anos como integrante e dinamizador daquela coletividade.

Foi concedida a Medalha de Mérito Grau Ouro ao Rancho Folclórico Flores da Serra da Lagoa Parada, pelo seu importante papel na divulgação da cultura e na representação dos usos e costumes do Concelho de Ansião no nosso país e no estrangeiro, bem como pela sua extensa atividade, reflexo da entrega de vários Ansianenses ao longo dos seus 50 anos de atividade.

Foi condecorado com a Medalha de Honra Grau Prata, o escritor e historiador Manuel Augusto Dias, pela importância e relevância de todas as suas obras na recolha e sistematização de informação, possibilitando aos vindouros o conhecimento da História de Ansião.

Antes de terminar a cerimónia, foram descerradas, ainda no Salão Nobre, as fotografias de todos os Presidentes de Câmara Municipal e de Assembleia Municipal pós 25 de Abril, numa homenagem à democracia ansianense.

Pela tarde, foram inaugurados os painéis da sede da Junta de Freguesia de Ansião, autoria do pintor leiriense Jorge Estrela, que coloriu as pinturas de Pier Maria Baldi, elaboradas em 1669, aquando da sua passagem por Ansião.

O programa das comemorações do Dia do Município contou ainda à noite, na Praça do Município, com o concerto Mano a Mano, protagonizado por Luís Travassos e André Varandas, acompanhados por um coro de ansianenses formado por Américo Mateus, Bárbara Pina, Beatriz Marques, Catarina Simões, Clarisse Medeiros, Graça António, Luz Fernandes, Mariana Palricas, Teresa Tomás e Tomás Simões.

O Município de Ansião enaltece todos os ansianenses, pois é deles a força motriz deste concelho. Parafraseando o Presidente da Câmara Municipal de Ansião, “celebrar o Dia do Município é celebrar a nossa singularidade coletiva, elevar o nosso passado e projetar o nosso futuro”.