CulturaData da notícia: 18 Junho 2019

Festa do Livro 2019 aconteceu

Durante 5 dias, a Praça do Município de Ansião foi uma livraria aberta para o concelho, com um cartaz recheado de atividades para todos os gostos, com o livro no centro das atenções e a Feira do Livro como pano de fundo.

Na Festa do Livro, que decorreu de 13 a 17 de junho, houve música, com Mário Mata e os Amigos do Zeca, a Banda da Sociedade Filarmónica Avelarense, o Coro Dom D’Arte, o Trio Com Cordas, Diana Sá Rolo e os Cantaroladores do Centro Escolar de Santiago da Guarda.

Houve dança, com a Escola do Rancho Típico de Alvorge e a Escola de Dança Diogo de Carvalho.

Não faltou leitura, com a final do Concurso “Ler é AltaMente”, as declamações poéticas das Cornucópias e os contadores de histórias Susana Cecílio, Bru Junça e Ni Fernandes.
A expressão artística deixou a sua marca com a sessão de Sketching “Desenhar Ansião”, com LESKLEIRIA (Urban Sketchers).

Ao teatro foi reservado um capítulo, com a encenação da peça “Grandes Escritores”, pelo grupo de Teatro “O Mellinho”, da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, e a peça de teatro infantil “Pinóquio”, pela Companhia de Teatro de Barcelos.

E claro, os livros e os autores, com três palestras que trouxeram à Praça do Município escritores de renome local, nacional e internacional: Afonso Cruz, João Rasteiro, Rogério Medeiros, Casimiro Simões, Prates Miguel, Fernando Aguiar, Maria Alzira Brum, Zahara El Hasnaoui Ahmed e Maya Abu Al Hayat, em dois momentos distintos moderados pelos ansianenses João Patrício e Ana Carter.

O Auditório Municipal foi o palco do lançamento do livro Como um Rio que Corre para a Foz, de Rogério Medeiros, romance de estreia do autor ansianense que nos tem habituado à poesia.

A poesia, lida e cantada, chegou também aos cafés, aos restaurantes, a estabelecimentos comerciais e a empresas do concelho.

A Festa do Livro integrou, este ano pela primeira vez, o FLII – Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”, que, trazendo escritores de todo o mundo, procurou, pela literatura, (re)criar os laços humanos por uma causa com que nos identificamos: nunca esquecer aqueles que, um dia, procuraram fugir e não conseguiram.

O Município de Ansião agradece a todos os intervenientes pela sua dedicação e empenho, bem como a todo o público que marcou presença na Praça do Município por estes dias.
A Festa do Livro há de voltar para uma nova edição, como novos capítulos, mas sempre com a mesma narrativa.