CulturaData da notícia: 1 Julho 2019

ULTIMAcTO voltou a Ansião com “Nióbio” na bagagem

Mais um último sábado do mês e uma nova peça de teatro no Centro Cultural de Ansião. No dia 29 de junho, houve Jornadas Teatrais, com um habitué no Concelho: o ULTIMAcTO de Cem Soldos (Tomar).

Esteve em cena com “Nióbio”, um espetáculo que estreou em março último e que chegou a Ansião em plena noite de festejos em honra de S. Pedro e Rainha Santa Isabel.

A peça abordou a distopia de Nióbio, um país recém-formado à espera da sua afirmação e reconhecimento, constituído por 3 pessoas, uma banda e uma lagosta.

O país, uma tábula rasa no que diz respeito à sua essência, foi, no desenrolar dos atos, ganhando forma, abordando as temáticas da cultura, da política, do comércio e da identidade. Uma comédia satírica traçando um paralelismo hiperbólico da sociedade, onde o exagero das circunstâncias serve também de motivo de reflexão para o nosso quotidiano.

No final do espetáculo, a Vereadora da Cultura, Cristina Bernardino, deixou um agradecimento ao grupo de teatro visitante, pela “boa disposição” que levou ao Centro Cultural de Ansião, e ao visitado - Teatro Olimpo -, pela parceria em mais uma etapa desta dinâmica mensal associada à Cultura.