DesportoData da notícia: 2 Julho 2019

Passeio da Memória e 7.ª Caminhada dos 20.os Jogos Desportivos do Concelho de Ansião

O Passeio da Memória resultou de uma parceria entre o Município de Ansião e a Associação Alzheimer Portugal, tendo sido integrado, como a sua 7.ª e última caminhada, nos 20.os Jogos Desportivos do Concelho de Ansião, com a organização a cargo da Associação Cultural e Recreativa de Vale Florido.

Ansião recebeu, no passado domingo, o Passeio da Memória, iniciativa com o objetivo de “informar e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado”.

Em paralelo decorreu uma ação de angariação de fundos, que resultou em cerca de 400€ que serão aplicados no acompanhamento e na sensibilização para a doença de Alzheimer, ficando a promessa de, no futuro, se realizarem ações de sensibilização e formação no nosso território.

O passeio com cerca de 7km teve partida e chegada na sede da associação de Vale Florido, juntando centenas de ansianenses que fazem destas caminhadas momentos de convívio e socialização, incluindo participantes nos jogos desportivos desde os seus primórdios.

A atividade culminou com a entrega dos prémios alusivos às participações em todas as caminhadas dos Jogos Desportivos, tendo o pódio sido formado pela Associação Os Moscardos, em 1º lugar, pela Associação Cultural e Recreativa de Pousaflores, em 2º lugar, e pela Associação de Moradores e Amigos do Lugar dos Netos, em 3º Lugar.

No final, o vereador com o pelouro do desporto, Paulo Fernandes, elogiou todos os organizadores das 7 caminhadas que decorreram ao longo deste ano, assinalando que “mesmo existindo uma classificação, no final todos são vencedores, ganhando a saúde, o desporto, a amizade e o convívio”, numa alusão ao espírito que se vive nos Jogos Desportivos.

O Município de Ansião felicita a Associação Alzheimer Portugal, pelas suas iniciativas de sensibilização para uma doença com tanta expressividade no nosso quotidiano, demonstrando-se disponível para ações futuras em prol da sensibilização para esta doença.