Notícias

CulturaData da notícia: 9 Setembro 2019

Forum Romano - Uma viagem ao passado, um regresso às origens

O Complexo Monumental de Santiago da Guarda foi novamente a Villa Romana, invocando as cores, os costumes, os trajes e a gastronomia de outro milénio, em que imperavam os Romanos, que já escolhiam Ansião como o seu lar.

O Forum Romano iniciou-se com o colóquio “Os Romanos e as suas representações em Santiago da Guarda”, com a abertura a cargo da Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes e intervenções de André Carneiro, Rodrigo Pereira, Virgílio Correia e Filomena Limão, que levaram à audiência um olhar sobre a nossa história e sobre aquele que é um dos legados mais belos do nosso concelho.

 Já trajada e aprumada, a comitiva rumou em cortejo à zona de exposição, onde se deliciaram com os banquetes preparados pelos Moscardos, Centro de Amizade e Animação Social de Santiago e  Associação Cultural e Recreativa de Promoção Social de Lagoa Parada que, de trajes vistosos, recriaram os paladares de outrora para gáudio dos presentes.

À noite, os malabares irromperam no escuro do anfiteatro, entre danças de ventre e tochas incandescentes, ecoavam cantos em latim e tambores de pele, anunciando que domingo era dia de Romaníadas, havendo ainda breves aparições do deus Baco, de veste azul e face rosada, também ele símbolo de festa e alegria.

No sol da tarde do dies solis, bravos representantes das seis freguesias, perfilaram-se no anfiteatro com o intuito de levarem a desejada ânfora de vinho consigo. Naquelas que foram as II Romaníadas, sob o olhar atento de César, gladiaram-se em divertidos jogos onde o engenho e a criatividade prevaleceram sobre a força física, cabendo à freguesia de Alvorge suceder a Santiago da Guarda como a grande vencedora das Romaníadas MMXIX, alcançando a almejada ânfora com néctar dos deuses, que distribuiu pelos restantes patronos num sinal de comunhão entre os povos.

O Forum Romano é mais que uma encenação, é a celebração das raízes da nossa história, o recriar do convívio de outros tempos num ambiente de amizade que nasce da entrega de todos os que contribuem para que o Complexo Monumental ganhe outra vida.

A todos, o nosso obrigado.

Tibi gratias ago.