EducaçãoData da notícia: 18 Setembro 2019

Município distinguiu mérito académico e cívico da comunidade escolar

A noite de 13 de setembro foi sinónimo de Prémios de Mérito Escolar do Concelho de Ansião, numa cerimónia que decorreu no Centro de Negócios de Ansião e que se traduziu no culminar dos Dias Municipais da Educação, um conjunto de iniciativas dinamizadas pelo Município desde 5 de setembro.

O mérito académico e as qualidades humanas e cívicas, relativas ao ano letivo 2018/ 2019, foram motivo de subida ao palco de largas dezenas de alunas e alunos do Agrupamento de Escolas de Ansião, quer da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, quer da Escola n.º 2 de Avelar, e da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, com sede em Avelar.

O presidente do Município de Ansião, António Domingues, parabenizou as crianças e os jovens distinguidos ao longo da noite e deixou uma palavra de apreço aos professores, que representam “uma segunda família” dentro da escola. Ressalvou também o desejo do Município de construir em Ansião, “de uma forma tranquila, consciente, com todos”, uma escola que seja “cada vez melhor”.

Por sua vez, o Vereador da Educação, Paulo Fernandes, referiu que esta iniciativa teve como objetivo valorizar “o trabalho e a dedicação dos alunos”, tendo deixado sublinhada a importância de todos os vértices que compõem o processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente as famílias, “um elo essencial na formação e na educação das nossas crianças”.

Convidada especial desta noite de distinções, e já na reta final, a Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, disse que esta cerimónia “mostra que Ansião valoriza a Educação”, frisando que “um território que se quer do futuro tem que apostar” nesta área. Deixou ainda uma referência especial às distinções relativas às qualidades humanas e cívicas dos jovens pois, explicou, numa altura de avanços tecnológicos, em que “é fácil aceder ao conhecimento”, “é mais difícil formar bons homens, boas mulheres (…) com valores”.