CulturaData da notícia: 1 Outubro 2019

Ansião valoriza e divulga o património

A visita guiada “No Coração de Ansião” decorreu no domingo, dia 29 de setembro, e levou os participantes a ter um contacto mais próximo com o património existente, permitindo um conhecimento mais aprofundado e direto dos espaços visitados, nomeadamente Mata Municipal, Ponte da Cal, Padrão Seiscentista e Pelourinho.

Um dos momentos que despertou mais curiosidade do público presente foi a apresentação do Edifício dos Paços do Concelho, pelo anfitrião do outrora palácio, o 3.º Conde de Ericeira, homem que se destacou na política e na economia do país, tendo recebido o senhorio de Ansião na segunda metade do século XVII, pelos serviços prestados como general de artilharia nas batalhas em que participou. Este brilhante papel foi interpretado pelo ator João Patrício, natural da freguesia de Pousaflores.

Fizeram também parte das atividades desenvolvidas no âmbito das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema “Artes, Património e Lazer”, a realização, no dia 27 de setembro, do Colóquio “O Património Cultural de Ansião”, que decorreu no espaço Dr. Travassos – Consultório da Memória, com a presença de um painel que contou com o Dr. Luís Ribeiro, na abordagem ao tema “Os pavimentos de mosaico da Villa Romana de Santiago da Guarda”, Dr.ª Margarida Freire, com o tema “As Cinco Vilas e Arega”, o Enfermeiro Jaime Tomás, que apresentou o tema “Importância de preservar o património – o caso de Alvorge”, terminando com um momento de poesia, proferido por José Louro.

As Jornadas Teatrais de setembro levaram ao palco do Centro Cultural de Ansião o espetáculo “Mar de Ilusões”, pela Companhia de Teatro de Poença-a-Nova, que decorreu na noite do dia 28 de setembro.