Notícias

Sociedade ConhecimentoData da notícia: 14 Outubro 2019

Exploração da Nascente do Rio Nabão em documentário subaquático

Ansianenses foram conduzidos a uma expedição às profundezas dos Olhos de Água no passado dia 13 de outubro

A plateia do Centro Cultural de Ansião esteve repleta para assistir ao documentário “Ansião – Expedição às Profundezas”, que retrata a exploração subaquática da Nascente do Rio Nabão. Esta afluência foi, para o presidente da Autarquia, sinónimo do interesse deste trabalho nos ansianenses. A anteceder a exibição deste trabalho audiovisual, António José Domingues enalteceu o trabalho dos três exploradores que encabeçam este projeto - João Neves, Rui Guerra e Sérgio Medeiros - e sublinhou a finalidade do mesmo: “valorizar o Rio Nabão”, nomeadamente através do conhecimento e preservação deste património existente sob o maciço da Serra de Sicó.

Após esta primeira exibição aberta ao público, seguiram-se mais duas, na manhã desta segunda-feira, dia 14, focadas nas camadas mais jovens e que contaram com a presença de dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas de Ansião e da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó.

De acrescentar que este documentário reflete um trabalho que teve início há já vários anos e que junta esforços do GPS - Grupo Proteção Sicó e da SAGA - Sociedade dos Amigos das Grutas e Algares, em parceria com o Município.