AmbienteData da notícia: 30 Outubro 2019

Ansião age em defesa da natureza e das florestas

Sensível a questões ambientais, o Município de Ansião, à semelhança do ano transato, desafiou jovens do concelho a abraçarem, no seu período de férias, o Programa Voluntariado Jovem Natureza e Florestas, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

Respondendo ao repto, quatro voluntários percorreram a pé e de bicicleta, nos meses de agosto e setembro, as áreas do concelho consideradas em risco de incêndio florestal com o intuito de identificar atos de negligência ou de descuido que possam resultar na destruição dos espaços verdes. Decorrente deste serviço de vigilância, reportaram ao município, através da sua aplicação móvel, as situações identificadas, maioritariamente a deposição indevida de lixo ou outras matérias facilmente inflamáveis.

A sinalização efetuada pelos jovens voluntários serviu para identificar as áreas de intervenção no âmbito do projeto Limpar Ansião, agendado para os dias 9 e 16 de novembro, abrangendo todas as freguesias do concelho, com vista à remoção de qualquer material que constitua uma ameaça à preservação da natureza e à defesa da floresta.

O Município endereça um agradecimento especial a estes jovens pela sua entrega a causas que são de todos nós.