cultura e história - Património Religioso

Capela da Ateanha

Ponto Turístico 5

Antiga igreja matriz da Paróquia de S. Martinho da Ateanha.

A típica aldeia da Ateanha encontra-se no cimo de um monte, onde no tempo das lutas entre mouros e cristãos houve uma importante torre defensiva. Situa-se a cerca de seis quilómetros a Leste da actual sede da paróquia.

A antiga igreja matriz da Paróquia de S. Martinho da Ateanha apresenta uma nave única de pavimento em mosaico e cobertura em tecto de madeira.

Os altares laterais são em talha, sendo o do lado do Evangelho (lado esquerdo) constituído por três nichos abertos. O altar do lado da Epístola (lado direito) é aberto por um nicho que guarda a imagem da Santíssima Trindade.

Esta capela contém várias imagens, entre as quais uma estátua em pedra calcária do padroeiro S. Martinho de Tours, que data de finais da Idade Média e conserva restos de policromia primitiva.

Junto à porta, situa-se a pia baptismal e o púlpito com balaustrada em cantaria, com escada de acesso. Um arco triunfal abatido abre para a capela-mor, que tem pavimento lajeado e cobertura em tecto de madeira.

O altar-mor tem no lado direito S. José, ao centro o Menino Jesus e, no lado esquerdo, S. Martinho.

Mapa com a localização
É necessário ter javascript ligado para a ver este conteúdo.

Contactos

Ateanha – Alvorge

GPS 39°59'12.79"N | 8°24'39.48"W

Interesses

altares laterais em talha; várias imagens, entre as quais uma estátua em pedra calcária do padroeiro S. Martinho de Tours, que data de finais da Idade Média e conserva restos de policromia primitiva.
O meu itinerário

O meu itinerário

ver mapa