Património e Cultura - Património Militar

Ruínas da Torre da Ladeia

Ponto Turístico 35

Ruínas de uma torre medieval, cuja função era proteger uma faixa de terras despovoadas, particularmente relevante no contexto da Reconquista Cristã na defesa da cidade de Coimbra, a posteriori inserida numa herdade – a Quinta da Ladeia.

A norte da sede de freguesia do Alvorge, encontrará ruínas de uma construção que data do século XV, que integrava a Quinta da Ladeia.
Apesar do estado avançado de ruína, é ainda percetível o corpo da Capela de Nossa Senhora do Pilar (que referem ter sido edificada em 1693) e a interligação de alguns espaços reservados à habitação. É igualmente bem visível uma ampla escadaria de dois lanços opostos que convergem para um patamar de acesso à capela. O frontispício ostenta o brasão dos Figueiredo Carneiro.

No interior, distingue-se a cabeceira do templo e vestígios da cobertura da capela-mor. Ao fundo, deparamo-nos com uma construção alta e de planta poligonal irregular, que fica no termo murado. Possivelmente junto a esta antiga construção situava-se uma torre com o mesmo nome.

A torre original protegia a Ladeia — uma faixa de terras despovoadas que funcionava como uma espécie de fronteira movediça: ora pertencia aos mouros, ora aos cristãos. A Torre da Ladeia foi um importante equipamento militar de defesa desta região, particularmente relevante no contexto da Reconquista Cristã, quando estava em causa a defesa da cidade de Coimbra.

Para além dos objetivos defensivos, a Torre da Ladeia protegia ainda a fonte de água que ali nasce.

Mapa com a localização

3240-402 Alvorge

Junta de Freguesia de Alvorge Telefone: 236 981 620 Posto de Turismo de Ansião Telefone: 236 670 206 E-mail: turismo@cm-ansiao.pt Junta de Freguesia de Alvorge Telefone: 236 981 620

GPS 39°58'55.25"N | 8°27'08.63"W

Interesses

Apesar do estado avançado de ruína, o corpo da Capela de Nossa Sra. do Pilar (1693) e o frontispício com o brasão dos Figueiredo Carneiro.
O meu itinerário

ver mapa