cultura e história - Património Civil

Quinta de Cima

Ponto Turístico 26

Palácio real do século XVI, já foi em tempos o local eleito de monarcas, políticos, pintores e escritores, mas não só, que se refugiavam entre as paredes da residência senhorial para reencontrar a inspiração e “fugir” ao reboliço da capital.

Na freguesia de Chão de Couce está localizada uma das quintas mais emblemáticas desta região.

A Quinta de Cima já foi em tempos o local eleito de monarcas, políticos, pintores e escritores, mas não só, que se refugiavam entre as paredes da residência senhorial para reencontrar a inspiração e “fugir” ao reboliço da capital.

Por entre o caminho ladeado de árvores de tília que dá acesso a este palácio real do século XVI, passaram alguns reis da dinastia afonsina e avizina. Mais tarde, nomes como o Prémio Nobel da Medicina, Doutor Egas Moniz, a consagrada pianista, Líbia Ebo, e o pintor, José Malhoa, – para citar apenas alguns – foram presença assídua nos saraus artísticos da Quinta, registados em vários documentos históricos.

Actualmente, é constituída por uma casa e capela particular e está enquadrada numa bonita paisagem com uma mancha de castanheiros.
 

Mapa com a localização
É necessário ter javascript ligado para a ver este conteúdo.

Contactos

GPS 39°53'31.28"N | 8°22'39.50"W

Interesses

caminho ladeado de árvores de tília, capela particular enquadrada numa paisagem de castanheiros.
O meu itinerário

O meu itinerário

ver mapa