Património e Cultura - Património Civil

Forno Medieval da Senhora da Guia

Ponto Turístico 11

Embora em desuso atualmente, este forno já foi em tempos um dos locais mais importantes da região. Segundo lendas populares, o forno era lugar de milagres por altura das festas de Nossa Senhora da Guia (1º fim de semana de setembro).

Desde sempre ligado às Festas de Nossa  Senhora da Guia, este forno, atualmente em desuso, já foi, em tempos, um dos locais mais importantes da região. 
Reza a lenda que nos dias de romaria havia uma pessoa que entrava no forno bem quente, para aí depositar a massa de um enorme bolo. Após a cozedura do bolo, entrava novamente no forno e, na boca, levava um cravo, em agradecimento à Senhora da Guia, pela proteção recebida. A pessoa sairia do forno sem se queimar e o bolo era dividido pelos devotos.

Esta romaria foi, ao longo de séculos, um ponto de atração tal, que trouxe ao local milhares de pessoas das quais destacamos Manuel Severim de Faria (Chantre da Sé de Évora) e Alfred Keil (compositor d’“A Portugueza”).

 

Mapa com a localização
É necessário ter javascript ligado para a ver este conteúdo.

Contactos

Rua Padre Rosa, 287 3240-318 Avelar

Junta de Freguesia de Avelar Telefone: 236 621 380 Posto de Turismo de Ansião Telefone: 236 670 206 E-mail: turismo@cm-ansiao.pt

GPS 39°55'22.63"N | 8°21'27.60"W

O meu itinerário

O meu itinerário

ver mapa