natureza - Moinhos de Vento

Moinho do Outeiro

A produção extensiva de cereais, nomeadamente de milho, e a existência de bastantes elevações no Concelho de Ansião marcaram a paisagem local com inúmeros moinhos de vento.

Funcionando sobre círculos de pedra, estes eram rotativos, permitindo girar ao sabor das melhores correntes de vento. Tornaram-se fundamentais para a economia da altura, uma vez que o pão e a broa caseiros eram fundamentais no sustento das gentes locais.

Para que não se perdesse esta importante peça do património cultural, reconstruíram-se alguns desses moinhos, em diferentes locais do Concelho, como foi o caso de Outeiro e Melriça (Santiago da Guarda) e da Serra de Anjo da Guarda (Pousaflores). 

Estes moinhos são de madeira, muito mais pequenos do que os tradicionais e construídos sobre uma circunferência de pedra onde existem duas rodas que permitem girar as velas ao sabor do vento. 

Mapa com a localização
É necessário ter javascript ligado para a ver este conteúdo.

Contactos

Rua Visconde Alfredo César Vieira,
3240-690 Santiago da Guarda

Telf.:(+351) 236 679 005
E-mail: junta.freguesia.sg@sapo.pt

GPS 39°57'46.63"N | 8°28'13.64"W

Sugestões

  • Igreja Matriz de Alvorge Construída ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII, actualmente é dedicada a N. Sra. da Conceição.
  • Capela da Misericórdia de Alvorge Esta capela insere-se no mesmo conjunto arquitectónico do antigo Hospital da Misericórdia. Data dos séculos XVII-XVIII.
  • Capela da Ateanha Antiga igreja matriz da Paróquia de S. Martinho da Ateanha.
  • Igreja Matriz de Santiago da Guarda Esta Igreja é a mais recente de todo o concelho, tendo sido construída na década de 70 do século passado.
  • Ruínas da Torre da Ladeia Ruínas de uma Torre do século XV, que protegia uma faixa de terras despovoadas particularmente relevante no contexto da Reconquista Cristã na defesa da cidade de Coimbra. Para além dos objectivos defensivos, a Torre da Ladeia protegia ainda a fonte de água que ali nasce.
  • Casa-Museu de Fósseis de Sicó A Casa-Museu de Fósseis de Sicó tem como objectivo dar a conhecer a pré-história da região, presenteando os visitantes com um valioso espólio paleontológico que está patente numa casa datada de fins do século XVII e que foi recentemente recuperada.
  • Visitas a Artesãos Assista a artesãos a trabalharem ao vivo! Desde tecelagem a bordados, à latoaria... não perca a arte e mestria na mãos dos nossos fiéis depositários de séculos de saber.
  • Área envolvente ao Complexo Monumental de Santiago da Guarda Intervenção que valorizou o património histórico, ambiental, social, económico e cultural do local, assim como se reforçou a sua identidade e potencial turístico
O meu itinerário

O meu itinerário

ver mapa