o que fazer - Rede de Percursos Pedestres

PR2 ANS - Rota Romana

A Rota Romana inicia-se no parque verde do Nabão, em Ansião, a 500 metros da nascente do rio e no local que em tempos marcou o cruzamento do IC8 para a Constantina.

Segue depois para norte, passando junto à Casa da Amizade Ansião- Erbach e ao Estádio Municipal. Este troço coincide com o Caminho Português para Santiago de Compostela, que se abandona para descer para a Sarzedela, onde pode ser visitada a capela de S. João. A rota segue depois por um caminho florestal que conduz às alminhas do Lousal. Atravessando a estrada principal para Santiago da Guarda, a rota passa pelo lugar do Pinheiro. Aqui pode virar à esquerda e seguir para Lousal, regressando a Ansião, ou seguir em frente, entrando de novo na floresta e seguindo junto a lugares como Vale de Boi, Estrada e Matos de Santa Bárbara, sempre nas proximidades de uma antiga e importante estrada Romana.

Ao chegar a Santiago da Guarda é obrigatório visitar o Complexo Monumental e a sua villa Romana, descoberta apenas em 2002, num conjunto de características únicas na Península Ibérica. Subir à Torre, observar os painéis de mosaico Romano e conhecer a história do local são os pontos altos desta Rota e também o expoente máximo do legado Romano do concelho de Ansião. A proximidade de restaurantes e parques de merendas permite uma refeição calma, antes do regresso a Ansião. Um regresso por caminhos florestais e zonas agrícolas, permitindo observar muitas das práticas ainda hoje utilizadas nesta região, nomeadamente na zona de Alqueidão, pouco depois de sair de Santiago da Guarda.

Passando junto à lagoa de Soucide pode observar-se também uma fonte tradicional, antes de se seguir por Tarouca até Pinheiro e Lousal, já perto de Ansião.

 (variante)

Anexos
O meu itinerário

O meu itinerário

ver mapa