Educação - Atividades de Enriquecimento Curricular

De acordo com a Portaria nº 644-A, de 24 de agosto de 2015, as Atividades de Enriquecimento Curricular, destinadas aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, são atividades de caráter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural que incidam, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia na educação.

As AEC são de oferta obrigatória e de frequência gratuita, sendo a inscrição facultativa, no entanto uma vez realizada a inscrição dos alunos nas atividades, os encarregados de educação devem comprometer-se a que os seus educandos as frequentem até ao final do ano letivo, no respeito pelo dever de assiduidade consagrado no Estatuto do Aluno e Ética Escolar, aprovado pela Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro (na sua redação atual) em termos a definir no respetivo Regulamento Interno.

As AEC têm uma duração semanal de entre cinco a sete horas e meia, para os 1.º e 2.º anos de escolaridade, e de entre três a cinco horas e meia, para os 3.º e 4.º anos de escolaridade, de acordo com o previsto no Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, na sua redação atual.

O Município de Ansião tem apostado fortemente na valorização destas atividades do 1.º ciclo do ensino básico, nomeadamente na introdução de novas áreas do conhecimento.

No ano letivo 2024/2025, são disponibilizadas as seguintes áreas nas Atividades de Enriquecimento Curricular: Domínio Desportivo-Movimentar.TE, Domínio Artístico-Brincar.TE e Domínio Tecnológico-Formar.TE.

Simultaneamente, tem efetuado um acompanhamento permanente das atividades implementadas, quer em contexto de escola, quer através de reuniões com toda a equipa pedagógica para avaliação do trabalho realizado e definição de novas estratégias de intervenção.

É seu objetivo tornar estas atividades um verdadeiro complemento curricular e, sobretudo, promover, através de momentos lúdicos, a autoconfiança e a criatividade, de entre outras competências conducentes à formação integral das crianças do concelho.