Juntas de Freguesia - Alvorge
CJUNTA DE FREGUESIA
- Morada: Largo do Cruzeiro / 3240-402 Alvorge
- Tel.: (+351) 236 981 620
- Telm.: 924378118
- Website: jf-alvorge.blogspot.com
- Facebook: @JuntaFreguesiaAlvorge
- E-mail: juntafreguesialvorge@sapo.pt
- Atendimento:
- Geral: Segunda a sexta-feira das 15H00 às 17H00
- Com o executivo: Quarta-feira das 19H00 às 21H00
- Acesso WIFI Gratuito
- Google Maps
DADOS DA FREGUESIA
- Área: 37,72 km²
- População: 1.227 hab. (2011)
- Densidade: 34,4 hab./km²
- Coordenadas GPS: 39°58´43.61"N - 8°27´19.56"W
ARMAS
Escudo de ouro, torre quadrada de azul, aberta, iluminada e lavrada de prata; em chefe, cruz latina de vermelho. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "Alvorge".
[Diário da República III Série, de 5 de Novembro de 2004]
BREVE HISTÓRIA
Situada no Norte do Concelho, faz fronteira com as freguesias de Santiago da Guarda e Ansião, e com os Concelhos de Penela, Soure e Condeixa.
A primeira referência a Alvorge surge em 1141 num documento, onde D. Afonso Henriques doa em testamento a herdade de Alvorge e a sua torre, situada na Terra da Ladeia, ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.
O topónimo Alvorge, que significa pequeno forte ou torrinha, remete para a ocupação árabe existente neste lugar. A colonização cristã das terras da Ladeia (espécie de fronteira movediça, ora pertencente aos cristãos, ora aos mouros), onde se inclui Alvorge, teve início com D. Afonso Henriques que tinha o objetivo de alargar a fronteira portuguesa a sul. Para tal mandou construir, em 1142, o Castelo do Germanelo, dando-lhe foral, que determinava, que além de serem livres de impostos, concedia paz, perdão e isenção de justiça a todos que tivessem cometido crimes de homicídio ou de furto, sob a condição de se refugiarem nas terras do Germanelo e de as cultivarem. Assim, ficariam livres da ação da justiça.
OUTRAS INFORMAÇÕES
- Monumentos: Igreja Matriz e Capela da Misericórdia
- Outros Locais de Interesse: Quinta da Ladeia e Aldeias Típicas da Ateanha, Aljazede e Monte de Trás de Figueiró
- Colectividades: Centro Social Cultural e Recreativo de Alvorge, Associação Recreativa e Cultural do Vale Florido, Associação Recreativa e Melhoramentos da Ribeira de Alcalamouque e Associação "Os Moscardos" Mata de Cima
- Instituições: Santa Casa da Misericórdia Alvorge