Ação Social - Programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Ansião e a DIGNITUDE - Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo por objetivo garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer Ansianense que se encontre numa situação de carência económica, que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica.

DESTINATÁRIOS

- Todos os Ansianenses identificados pelo Gabinete de Ação Social do Município de Ansião, cuja capitação seja inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).

- Para efeitos de apoio deste Programa, o cálculo do Rendimento Per Capita é efetuado através da seguinte fórmula:

RPC = R / N

RPC = Rendimento “per capita”;

R = Rendimento global do agregado familiar;

N = Total Ponderado dos Elementos do agregado familiar

- Indivíduos institucionalizados não são considerados elegíveis.

- Majorações das ponderações dos elementos do agregado familiar:

- Doentes crónicos (situação atestada pelo médico) e/ou ≥65 anos = +10%

- Crianças (até 18 anos) = + 20%

BENEFÍCIOS

É conferido aos beneficiários, o direito a um apoio adicional ao atribuído pelo Serviço Nacional de Saúde, no máximo de 100% do P.V.P. dos medicamentos prescritos ou 100% do PVP5, quando aplicável.

COMO SE CANDIDATAR

Para se candidatar a este apoio, deve contactar a Técnica do Gabinete de Ação Social do Município de Ansião.

Contato: 917 891 729

Email: gasocial@cm-ansiao.pt

Horário: Dias úteis das 9h – 12h30 e das 14h às 17h30.