Ação Social - Proteção de Idosos de Ansião - CPIA

As alterações demográficas que se têm verificado na população portuguesa e que se traduzem num envelhecimento populacional, coloca às instituições, às famílias e à comunidade em geral, um novo desafio, designadamente pensar o envelhecimento ao longo da vida, numa perspetiva mais preventiva e promotora de saúde e autonomia, visando uma maior qualidade de vida. Do mesmo modo, coloca -se o desafio de envolver a comunidade, numa responsabilidade partilhada, potenciadora dos recursos existentes e dinamizadora de ações cada vez mais próximas dos cidadãos.

Assim, no sentido de prevenir situações de isolamento, solidão, marginalização ou maus tratos, a Câmara Municipal de Ansião criou uma Comissão de Proteção de Idosos de Ansião (CPIA), exercendo a sua competência na área do Município de Ansião.

A CPIA tem como objetivos gerais:

a) Proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos idosos;

b) Promover os direitos dos idosos;

c) Prevenir ou responder a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem-estar dos idosos;

d) Combater a exclusão social na população idosa;

e) Manter o idoso na sua habitação e meio natural, em segurança.

A CPIA tem como objetivos específicos:

a) Diagnosticar as necessidades e os recursos existentes;

b) Sensibilizar a comunidade local e redes de vizinhança para a necessidade de proteção dos idosos;

c) Sensibilizar a população em geral e famílias em particular, para o envelhecimento com qualidade e direitos dos idosos;

d) Desenvolver ações de prevenção e de remoção de dificuldades sociais e económicas dos idosos, contribuindo para a sua segurança e bem-estar;

e) Responsabilizar os núcleos familiares pelos seus ascendentes;

f) Criar condições que favoreçam as relações com outros idosos, com a família e a comunidade, potenciando a rede primária de suporte;

g) Articular com outras parcerias já existentes;

h) Colaborar em ações complementares de acompanhamento de casos;

i) Evitar e retardar a institucionalização dos idosos;

j) Proteger os idosos alvo de negligência e maus-tratos, eventualmente através da criação de um grupo de voluntariado específico que acompanhe periodicamente as situações sinalizadas.

A CPIA destina-se a todos os idosos, com mais de 65 anos, que sejam residentes no concelho de Ansião e que se encontrem em situação de isolamento social, solidão, marginalização ou maus tratos e cuja situação apresente uma ameaça ao seu bem-estar e segurança.

Podem ainda ser abrangidos pela CPIA outros adultos, com idade inferior a 65 anos, desde que se encontrem em situação de dependência.

Composição da CPIA:

A CPIA é composta por representantes das seguintes entidades:

- Município de Ansião;

- Instituto da Segurança Social-Centro Distrital de Leiria;

- Serviços de Saúde – Centro de Saúde de Ansião;

- Instituições Particulares de Solidariedade Social- Centro Social e Paroquial de São Tiago da Guarda;

- Juntas de Freguesia – freguesia de Ansião;

- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ansião;

- Guarda Nacional Republicana.

Se conhecer algum caso nesta situação contacte:

Comissão de Proteção de Idosos de Ansião (CPIA)

Edifício Gabinete Local de Ação Social

Rua Combatentes da Grande Guerra n.º 32 (em frente à Junta de Freguesia de Ansião)

3240 – 143 ANSIÃO.

Telefone: 236 670 200 | Telemóvel: 917 891 729 | Horário das 9h00m às 17h30m