Turismo - Etnografia, Artesanato e Produtos Endógenos
É com orgulho que muitos ansianenses partilham o saber fazer de artes tão distintivas como a tecelagem ou a cantaria — ofícios que bebem da terra as matérias-primas e das mãos dos seus autores a mestria e engenho que distinguem o trabalho artesanal.
A riqueza paleontológica de Ansião é visível nos diversos fósseis marinhos que se encontram em vários pontos do Concelho. Há ainda vestígios arqueológicos – tais como machados de pedra polida – que revelam a presença do Homem já no período pré-histórico.
No entanto, a época histórica de maior relevância para compreender Ansião é o período da ocupação romana, quando uma importante via de circulação passava junto ao atual Concelho. Desse período restam moedas, mosaicos, telhas, pesos de tear, colunas, mós e calçadas, além da magnífica villa escondida entre as paredes do Complexo Monumental de Santiago da Guarda. Vestígios que recordam o modo de vida da serra a que os romanos chamavam "Tapeius".
Um outro legado foi-nos deixado pelos árabes, sendo as heranças mais evidentes o uso da balança, da nora, o cultivo de certas plantas e a introdução de palavras que hoje fazem parte da toponímia local: Albarrol, Alcalamouque, Aljazede, Alqueidão e Alvorge.
A existência de ranchos folclóricos no concelho é outro exemplo de como o passado continua intimamente ligado ao presente. Os seus percursores são os fiéis depositários das tradições, usos e costumes de outrora.
Esta identidade encontra-se ainda no artesanato — tecelagem, cestaria em vime ou cana, cantaria em pedra calcária, trapologia e latoaria — e nos saberes e sabores da gastronomia local.
Atividades como a vindima, as descamisadas ou a pastorícia ainda estão bem presentes num concelho onde a maioria da população, mesmo que já não tire dali o sustento, ainda é próxima no trato e no carinho pelas coisas da terra.
As lendas de inspiração popular são outro ingrediente mágico numa terra povoada por contos de reis e rainhas, milagres perpetuados por seres divinos e mouras encantadas.