Juntas de Freguesia - Santiago da Guarda

JUNTA DE FREGUESIA


DADOS DA FREGUESIA

  • Área: 42,50 km²
  • População: 3.147 hab. (2011)
  • Densidade: 75,6 hab./km²
  • Coordenadas GPS: 39°56´51.32"N - 8°28´49.74"W


ARMAS

Escudo de púrpura, torre quadrangular de prata, lavrada de negro, aberta e iluminada de verde, entre duas espigas de milho de ouro, realçadas de negro; em chefe, vieira de ouro, realçada de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "SANTIAGO da GUARDA".


BREVE HISTÓRIA

Faz fronteira com as freguesias de Alvorge e Ansião e com os Concelhos de Penela e Soure.
Santiago da Guarda é povoada desde os primórdios da humanidade, o que é testemunhado por diversos vestígios arqueológicos encontrados, designadamente machados e artefactos neolíticos no Monte Alvão, lugares de Guarda e Moita Santa, e também muita cerâmica, pedaços de vasilhas, restos de tegulae e imbrices, na zona do Poço do Carvalhal (Várzea), mosaicos e construções romanas sob o Paço dos Condes de Castelo Melhor e um troço bem conservado de estrada romana, próximo do Vale de Boi.
Durante o 1.º reinado português, na carta de doação do Alvorge ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (1141) é mencionada a povoação “Façalamim”, que se localiza a Sul do Alvorge. D. Sancho I, em Abril de 1191, deu o dízimo que uma herdade local pagava à Coroa, ao Mosteiro de São Jorge de Coimbra. Pero de Sousa Ribeiro, filho de João Rodrigues de Vasconcelos e de D. Branca da Silva, em 8 de Dezembro de 1476, recebeu carta de privilégio de couto e honra para a Quinta que possuía na Freguesia e para a feira da Moita Santa. No final do século seguinte (1597), Luís de Sousa e Vasconcelos, 4.º Alcaide-mor de Pombal, recebeu aquela Comenda. Seguiram-se ainda outras honras e títulos. Em 1758, ainda era Donatário da região o Conde de Castelo Melhor.


OUTRAS INFORMAÇÕES

  • Monumentos: Complexo Monumental de Santiago da Guarda, Capela da Senhora da Orada.
  • Principais Locais de Interesse: Moinhos e miradouros de Melriça e Outeiro, Ponte do Marquinho, Várzea de Santiago.
  • Coletividades: CAAS - Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda, Associação de Amigos do Lourival, Associação Cultural da Melriça, Associação Florestal do Concelho de Ansião, Associação de Cultura, Recreio e Promoção Social da Lagoa Parada, Centro de Juventude de Santiago da Guarda, Associação de Caçadores de Monte Alvão, União Desportiva de Santiago, Associação Cultural e Recreativa do Penedo da Vista, U.P.A - Associação Cultural e ARTESICÓ- Cooperativa Artística e de Tecelagem CRL, Grupo Motard Sicótesos.